Porto Alegre, sáb, 12/04/25

Publicada em 09 de Dezembro de 2024 às 00:30

Governo do RS recebe estudo sobre trem entre Gramado e Porto Alegre

Material será levado para análise da Secretaria de Logística e Transportes

Material será levado para análise da Secretaria de Logística e Transportes

/PREFEITURA DE GRAMADO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Compartilhe:
jornal cidades
O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, o secretário de Inovação, Ike Koetz e o secretário de Governança, Germano Junges, cumpriram agenda em Porto Alegre, para participar do ato que marca uma nova fase do projeto do trem que ligará Porto Alegre a Gramado. A Sultrens, empresa criada em consórcio entre RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital, apresentou ao Governo do Estado o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental.
O próximo passo é a análise interna da proposta, que será realizada pela Secretaria de Logística e Transportes, com o intuito de verificar se o texto segue todas as normativas técnicas. O vice-prefeito está otimista com a proposta. "Essa iniciativa vai fomentar o turismo em Gramado, na Região das Hortênsias e na Serra Gaúcha como um todo. Além de ser um resgate histórico, a retomada de uma linha férrea deve atrair novos investimentos, gerando empregos e renda", avalia Luia.
Para ter mais uma alternativa de deslocamento para um dos principais destinos turísticos no Estado, o trem deve percorrer os 84 quilômetros que separam os dois municípios a uma velocidade de 130 km/h, totalizando um pouco mais de uma hora de viagem. A ideia inicial é ter um percurso direto, sem paradas, partindo do Aeroporto Salgado Filho, atendendo especialmente os turistas que chegam ao Estado.

Notícias relacionadas

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários
Jornal Cidades Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.