O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, visitou a nova célula robótica do município de Gravataí. Doada pela General Motors (GM), em parceria com a Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí (AGTI), o robô está no Colégio Sinodal. A inauguração oficial ocorrerá na próxima semana.
"Esta parceria exemplifica o poder da colaboração entre o setor privado e o governo local na construção de um futuro promissor para todos nós. À medida que nos preparamos para aproveitar ao máximo este presente, convido todos os cidadãos de Gravataí a se envolverem e aproveitarem as oportunidades que surgirão", disse o prefeito.
O objetivo do braço robótico é de oportunizar capacitações de jovens e adultos para a indústria 4.0, pré-requisito para atingir a excelência da indústria 5.0. O projeto surge em 2021, quando Anderson Germano Pereira Domingues, facilitador de manutenção e instrutor de robótica da General Motors, procurou a prefeitura. A AGTI entra como mantenedora do robô e o Colégio Sinodal foi o local encontrado para a sua instalação.
"Quando falamos em robô, sempre há uma romantização, daqueles humanoides caminhando. Mas aqui nós temos um robô, que será utilizado para a formação de pessoas na área da indústria, com foco no futuro da indústria 5.0", destaca a secretária da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia , Selma Fraga.