Depois de sediar o Campeonato Sul-Americano de Canoagem no fim de semana, a cidade de Três Coroas, no Vale do Paranhana, confirmou mais um evento para 2023. A cidade será sede, de 28 a 30 de abril do próximo ano, do Pan-Americano de Canoagem. O município gaúcho concorreu com a cidade de Kananaskis, no Canadá, que candidatou-se alegando a necessidade de rotatividade entre os continentes norte e sul, já que o Pan-Americano de Canoagem 2024 está confirmado para o Rio de Janeiro é será classificatória para as Olimpíadas.
O Campeonato Pan-Americano de Canoagem, em Três Coroas, classificará para os Jogos Pan-Americanos já confirmado, também para o ano que vem, em Santiago, no Chile. Serão provas nas categorias slalom, caiaque e canoagem extremo, com três vagas femininas e três para o masculino. A expectativa é que tenham mais de 10 países representados na competição
"Três Coroas sediou o Mundial de Canoagem, em 1997, quando fui prefeito, com o passar dos anos e a pandemia, os campeonatos deixaram de ocorrer aqui. Queremos resgatar isso. Nada se faz sozinho, mas com a união das entidades e a vontade do poder público, colocaremos nosso município novamente no cenário mundial da canoagem" afirma o prefeito Alcindo de Azevedo.