Cinco ferramentas gratuitas para analisar a performance do seu site


De acordo com o Google, um dos fatores que influencia o ranqueamento de um site é sua velocidade. Em um estudo sobre a performance de sites, a DoubleClick concluiu que 53% dos visitantes que utilizam dispositivos móveis abandonam o site que leva mais de três segundos para carregar.
De acordo com o Google, um dos fatores que influencia o ranqueamento de um site é sua velocidade. Em um estudo sobre a performance de sites, a DoubleClick concluiu que 53% dos visitantes que utilizam dispositivos móveis abandonam o site que leva mais de três segundos para carregar.
Seja nos dispositivos móveis ou em desktops, é importante que o seu site tenha uma boa performance. A questão é: como saber o desempenho de um site? Pensando nisso, listamos algumas ferramentas que analisam os sites e apontam melhorias.
Esse é um serviço do Google que apresenta um relatório sobre a velocidade do seu site, com enfoque para dispositivos móveis. Na ferramenta, o relatório é apresentado com base em conexões feitas a partir de redes 4G e 3G.  Ele apresentará uma classificação geral para o site (lento/rápido), com base no tipo de conexão selecionada (4G ou 3G). Outro ponto analisado é a mudança de desempenho do site em relação ao mês anterior. Além disso, é possível inserir sites de concorrentes e fazer um comparativo da velocidade. Na segunda etapa do teste, você pode simular o aumento da receita do seu site a partir da melhoria da velocidade. Na terceira e última etapa, você pode indicar páginas específicas do seu site e o Test My Site apresentará dicas para melhorar o desempenho delas. A ferramenta ainda disponibiliza um relatório que pode ser compartilhado com outras pessoas e servir como base para as melhorias.
Ferramenta que disponibiliza uma análise com base em diversos critérios para definir a classificação do seu site. Para cada um dos itens analisados, o GTMetrix indica sugestões de melhoria. Além da velocidade de carregamento, é possível identificar possíveis pontos de aprimoramento no site como um todo. 
Esta ferramenta apresenta relatórios desempenho em desktops e em dispositivos móveis. Ela apresenta informações sobre a velocidade de carregamento do site e também sobre a exibição do conteúdo. A partir da análise dos critérios apresentados acima, o PageSpeed Insights atribui uma nota ao site, que varia de 0 a 100. Quanto menor for a avaliação, maior será o número de recomendações para otimizar sua página.
Assim como o PageSpeed Insights, essa ferramenta também apresenta uma nota para o site analisado. O Pingdom tem algumas informações complementares sobre a página, como número de requisições, tempo total para carregamento, tamanho dos arquivos que estão na página.
A última ferramenta da nossa lista permite a escolha da localização do teste e também do navegador que será considerado. Os dados disponibilizados incluem fatores relacionados ao conteúdo do site, detalhado a partir do domínio informado. O Web Page Test permite inclusive uma comparação visual entre sites. Mais uma opção para analisar o desempenho do seu site e comparar com empresas concorrentes.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre performance de sites? Deixe sua sugestão nos comentários!
Semanalmente, o pessoal da Dinamize dá dicas de Marketing Digital aqui no GeraçãoE. 

Leia também

Deixe um comentário