OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CORONAVÍRUS Notícia da edição impressa de 29 de Maio de 2020.

Lajeado inicia, neste sábado, pesquisa sobre a Covid-19

Primeira parte do estudo vai fazer a testagem em 3,6 mil pessoas; município é o líder em casos do Estado

Primeira parte do estudo vai fazer a testagem em 3,6 mil pessoas; município é o líder em casos do Estado


/FRANCINI LEDUR/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Uma das maiores pesquisas do País para detectar a disseminação da doença Covid-19 começará a ser feita em Lajeado neste sábado. O estudo, chamado "Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População de Lajeado", foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e tem como objetivo estimar a prevalência da Covid-19 na população.
Uma das maiores pesquisas do País para detectar a disseminação da doença Covid-19 começará a ser feita em Lajeado neste sábado. O estudo, chamado "Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População de Lajeado", foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e tem como objetivo estimar a prevalência da Covid-19 na população.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
A pesquisa fará a testagem de 3,6 mil pessoas, em endereços sorteados aleatoriamente na cidade, para verificar o percentual de moradores da cidade que já desenvolveram os anticorpos para a enfermidade causada pelo novo coronavírus. O município é o que mais registra casos da Covid-19 no Rio Grande do Sul, ultrapassando a marca de mil confirmações.
Para conduzir a pesquisa, a prefeitura contratou a Univates, que recrutou estudantes das áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina para atuarem em parceria com pesquisadores e com agentes de saúde. Em duplas ou trios, o grupo fará a abordagem dos moradores sorteados para a pesquisa e, se houver concordância, fará a coleta para o teste rápido e a pessoa responderá a um questionário. Importante salientar que os participantes serão sorteados, então não há como se inscrever ou se oferecer para fazer o teste.
Em cada abordagem nos endereços sorteados, uma pessoa será convidada a participar. Aceitando, deverá responder ao questionário informando dados gerais, de saúde, comportamento, comorbidades, sintomas e outros, e também terá uma gota de sangue coletada para a verificação da presença de anticorpos e terá medidas do abdômen verificadas. Se o caso for positivo, os demais moradores da residência também serão testados. Os dados dos participantes permanecerão em sigilo. 
A pesquisa será realizada em três etapas, com intervalos de 14 dias entre cada uma. Esse período é o intervalo de tempo adequado para detectar a expansão do vírus, cujo ciclo médio entre contaminação e cura é de 14 dias. Na etapa que começa neste fim de semana, 1,5 mil pessoas serão testadas por meio de teste rápido para verificar se já tiveram contato com o vírus, o que será indicado no resultado por meio da detecção dos anticorpos. A quantidade de participantes a serem testados na segunda e na terceira etapa será definida após os resultados da primeira etapa para chegar aos 3,6 mil projetados.
O estudo baseou-se no modelo que está sendo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em nove municípios gaúchos e, agora, também nacionalmente, com aperfeiçoamentos locais e ajustes quantitativos, já que haverá um percentual maior de testagens em Lajeado. Com uma população estimada em 84 mil pessoas, o volume de testes realizado em Lajeado resultará em uma pesquisa com margem de erro de 1% e índice de confiança de 95%.
Os testes rápidos que serão utilizados foram repassados pela secretaria estadual da Saúde. As coletas devem ser encerradas até quarta-feira. "É muito importante que as pessoas sorteadas participem e façam o teste quando forem convidadas", disse o prefeito, Marcelo Caumo.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br