OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CORONAVÍRUS Notícia da edição impressa de 27 de Maio de 2020.

Estudo mostra que Esteio tem 12 vezes mais casos de Covid-19

Levantamento, semelhante ao da UFPel, mostrou que município poderia ter 306 pessoas infectadas

Levantamento, semelhante ao da UFPel, mostrou que município poderia ter 306 pessoas infectadas


/ANDRÉIA COPINI/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Os integrantes do projeto "GPS Covid" em Esteio divulgaram os números da primeira etapa da pesquisa, que tem por objetivo traçar um perfil epidemiológico, genômico e clínico do coronavírus no município. A iniciativa é uma parceria da prefeitura com quatro instituições gaúchas de Ensino Superior, envolvendo 49 pesquisadores.
Os integrantes do projeto "GPS Covid" em Esteio divulgaram os números da primeira etapa da pesquisa, que tem por objetivo traçar um perfil epidemiológico, genômico e clínico do coronavírus no município. A iniciativa é uma parceria da prefeitura com quatro instituições gaúchas de Ensino Superior, envolvendo 49 pesquisadores.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
A primeira das quatro etapas da pesquisa ocorreu entre 18 e 20 de maio. Foram aplicados testes rápidos em 543 moradores. Eles resultaram na confirmação de dois casos da doença, o que apontaria para uma prevalência de 0,37%, ou seja, 37 casos positivos a cada 10 mil pessoas. Com base nesse levantamento, estima-se que o município poderia ter, naquele período, 306 habitantes com Covid-19, enquanto os registros oficiais para a data apontavam 25 moradores com teste positivo para coronavírus, ou seja, a cada caso confirmado, haveria 11 subnotificações. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.
Divididos em duplas, cerca de 30 servidores municipais visitaram esteienses, sorteados em 31 setores e de acordo com o tamanho de cada bairro. Durante a visita, os pesquisadores, através de um aplicativo desenvolvido especialmente para a ação, aplicaram um questionário com o objetivo de identificar se os residentes apresentaram ou apresentam sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar, bem como informações sobre saúde, renda, cor da pele e idade, entre outros dados.
Após isso, os profissionais da saúde realizam a testagem rápida em todos os moradores da casa, coletando uma pequena amostra de sangue. Os resultados, obtidos em 15 minutos de espera, são tabulados e analisados com auxílio de algoritmos e modelos matemáticos complexos, e apresentados para a prefeitura, permitindo ajustes nas ações de combate ao coronavírus. Pacientes que testaram positivo para a doença recebem acompanhamento especial. O modelo é similar ao adotado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em âmbito estadual e nacional.
"A partir deste estudo, vamos conseguir verificar a assertividade das políticas públicas adotadas até aqui para prevenção e enfrentamento ao coronavírus e, a partir da melhor dimensão da situação da doença no município, calibrar melhor as medidas por parte da administração pública. A situação, até o momento, está relativamente tranquila, temos os casos controlados e não foi registrado óbito", comentou o prefeito Leonardo Pascoal. Uma nova rodada da pesquisa será realizada entre segunda e terça-feira da próxima semana.
Das informações obtidas via questionário, a pesquisa apurou que 63,5% dos entrevistados não apresentaram qualquer sintoma da doença; 20,1% tiveram um sintoma; 8,7%, dois sintomas; e 7,2%, três sintomas ou mais. O percentual de participantes sem comorbidades foi de 57,3%; com uma comorbidade, 28,9%; e com duas comorbidades ou mais, 15,6%. Em relação à rotina, 38,1% afirma sair de casa apenas para compras essenciais e 19,3% sai todos os dias para trabalhar ou fazer alguma atividade regular.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br