Marcelo Carneiro é Gerente de Marketing da Tintas Renner Marcelo Carneiro é Gerente de Marketing da Tintas Renner Foto: /TINTAS RENNER/DIVULGAÇÃO/JC

Pintor empreendedor: uma nova abordagem para a profissão

Foi-se o tempo em que a profissão de pintor era associada a pouco profissionalismo, falta de preparo ou que qualquer um poderia realizar o preparo da tinta e aplicá-la na superfície. O conceito ultrapassado de um pintor sem técnica e que irá fazer apenas um trabalho manual não se aplica mais. O profissional dessa geração reformula a profissão com conhecimento e novas ferramentas aliadas à função de modificar ambientes por completo.
O pintor com olhar empreendedor procura conhecimento e novas habilidades. Assim, a entrega de um trabalho vai muito além de pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, pois seu aperfeiçoamento faz com que ele contribua com novas técnicas de tons e texturas, com foco na qualidade e rendimento da pintura realizada. Sua função é de extrema importância para finalização de obras e reparos. E para ser um profissional de destaque e competitivo, é necessário exercer a função com dedicação, desenvolver conhecimento e experiência a respeito dos diversos tipos de produtos, sobre o material mais apropriado para cada tipo de trabalho, além de conhecer o tipo de superfície ou estrutura que irá pintar.
Além de detalhado conhecimento técnico, o pintor do presente precisa conhecer de negócios. Saber como vender valor e não só preço, entender conceitos de gestão financeira como administração de fluxo de caixa, investir em ferramentas que aumentam a eficiência do seu tempo, como é o caso da pintura airless - modelo crescente no Brasil. Estratégias de marketing são ferramentas cada vez mais importantes na vida desse profissional e o próximo passo para uma melhor captação de clientes é uma boa administração do online (redes sociais, Google etc.) com os meios tradicionais (indicações de clientes para orçamento).
A Tintas Renner tem dado apoio e atenção ao pintor profissional por meio de treinamentos e capacitações, que são oferecidos a distância, via APP com suporte para óculos 360° e presencialmente em nossa fábrica, situada em Gravataí. A marca tem reforçado o compromisso com os pintores promovendo cursos, que estão disponíveis para aperfeiçoar e qualificar os profissionais para o mercado com técnicas de pintura e gestão, capacitação a função de moldagem de ambiente, higienização e proteção, correção de defeitos, técnicas para repinturas e contra a ação do tempo (clima e intempéries).
Nosso objetivo principal é tornar a figura do pintor em um profissional de destaque no ramo da Construção Civil, além de entregar mais valor a todos eles, mais serviços, falar mais a sua língua e continuarmos sendo referência, não só em produtos, mas também em serviços otimizados com tradição e qualidade percebida. E o resultado pela busca do aprendizado e capacitação constante se reflete em números. Em 2018, em que a empresa registrou 7,8 mil de pessoas beneficiadas com as ações de capacitação oferecidas, aproximadamente 45% a mais que o resultado obtido em 2017. Esses são só alguns exemplos de como o empreendedorismo realmente vem sendo expansivo entre os pintores.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio