Isadora Jacoby

Melchior Lucion, agente local de Inovação do Sebrae-RS, destaca a importância do planejamento para empreendedores

'Marketing bom é aquele que converte'

Isadora Jacoby

Melchior Lucion, agente local de Inovação do Sebrae-RS, destaca a importância do planejamento para empreendedores

O marketing é um importante aliado para incrementar o faturamento de um negócio. Pensando nas micro e pequenas empresas do setor de serviços, os especialistas da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae-RS Melchior Lucion, agente local de Inovação, e Rômulo Tevah, consultor, elaboraram, por meio do Projeto ALI (Agente Local de Inovação), um conteúdo prático para orientar empreendedores nessa jornada.
O marketing é um importante aliado para incrementar o faturamento de um negócio. Pensando nas micro e pequenas empresas do setor de serviços, os especialistas da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae-RS Melchior Lucion, agente local de Inovação, e Rômulo Tevah, consultor, elaboraram, por meio do Projeto ALI (Agente Local de Inovação), um conteúdo prático para orientar empreendedores nessa jornada.
Eles destacam que é preciso compreender que o planejamento é a base de tudo e ponderam que a empresa deve ter um objetivo com cada estratégia, planejar previamente o que será feito, por quem e de que forma. Melchior destaca que é importante identificar quais estratégias se aplicam para cada negócio, ponderando as diferenças em cada ramo de atuação. "Identifique quais delas você acredita que serão mais efetivas para a sua empresa e coloque em atividade. Lembre-se que o planejamento e a constância nas suas ações irão balizar o seu desempenho. Crie, teste o funcionamento, interaja com os clientes, mensure seus resultados e invista naquilo que traz maior retorno para a empresa", afirma.
O Programa ALI é uma iniciativa do Sebrae Nacional e que agora faz parte do Programa Brasil Mais, em parceria com o Ministério da Economia e com o CNPq, para aumentar a produtividade dos pequenos negócios através de ações de inovação.
Durante o acompanhamento, em ciclos de quatro meses, são trabalhadas metodologias de inovação nos encontros com a empresa. São aplicadas ferramentas que visam trazer, de forma prática, soluções inovadoras para redução das dificuldades mapeadas nas empresas cujos indicadores de produtividade serão mensurados no início do acompanhamento e, após as soluções implementadas, com orientação do Agente Local de Inovação. O acompanhamento é destinado a micro e pequenas empresas formalizadas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, dos setores Indústria, Comércio ou Serviços. 
Nesta entrevista, Melchior aponta quais estratégias de marketing são fundamentais para os empreendedores e empreendedoras do setor de serviços e de que modo podem dar o primeiro passo nesse campo.
GeraçãoE - Quais são os primeiros passos no marketing que um empreendedor que está iniciando deve ficar atento?
Melchior Lucion - Primeiro, antes de começar, pare, reflita e planeje o que deseja com o marketing. O que pretende alcançar com suas divulgações? Estabeleça um objetivo e então percorra o caminho. Sair fazendo diferentes ações sem um direcionamento só causa desgaste. Segundo, identifique o seu público alvo. Quem você quer atingir com suas promoções? Que lugares o seu público frequenta? Como você poderia chegar até seus clientes? Liste suas opções e como você pretende desenvolvê-las. O planejamento e a constância nas ações são essenciais para o alcance de resultados.
GE - Com a empresa iniciando, nem sempre há recursos para investir em um profissional especializado do segmento. Nesse caso, qual é a estratégia de marketing que não pode faltar para um negócio?
Melchior - Visibilidade. Inicie pelas ferramentas gratuitas. Uma página nas mídias sociais, Facebook e Instagram, por exemplo. Preencha as informações da empresa nos recursos que o Google oferece como Google Meu Negócio. Disponibilize o telefone, o endereço da empresa e mantenha-os atualizado. Há diversas opções gratuitas na internet para você ficar visível para os seus clientes. Aproveite-as.
GE - De que forma o marketing pode ser um aliado para o bom faturamento de um negócio?
Melchior - Marketing bom é aquele que converte financeiramente para a empresa. Seja ele digital ou físico. Por isso, mesmo falando especificamente para o setor de serviços, cada negócio possui as suas características. Dessa maneira, o empresário precisa planejar e testar no mercado se a estratégia adotada está convertendo monetariamente para a empresa. Se possível, para cada ação de marketing, estabeleça um indicador financeiro. Então, você poderá avaliar o quanto a ação adotada foi efetiva para o negócio.
GE - Qual a estratégia de marketing mais indicada para quem vende um produto e para quem presta um serviço? Há diferenças?
Melchior - Sim, há diferença. Cada negócio tem as suas particularidades. Em uma empresa de consultoria, uma boa estratégia é investir na produção de conteúdo. Ela transmite credibilidade e confiança para o seu público. Já para um salão de beleza, que também pertence ao setor de serviços, o engajamento através de fotos (cabelos, unhas) costuma ser mais efetivo. Reflita sobre o seu negócio, liste possíveis estratégias a serem adotadas e teste.
GE - Com que periodicidade deve ser feito ou reavaliado um planejamento de marketing?
Melchior - Vai depender da estratégia da empresa. Dentro do programa ALI, costumo orientar um planejamento por campanha de marketing. Se minha campanha vai levar três meses, o planejamento é para esse período. O monitoramento deve ser constante. É fundamental avaliar o que vem dando certo e o que precisa ser melhorado, que não está surtindo o efeito desejado. Os ajustes podem ser realizados de uma semana para outra ou conforme o empresário achar mais adequado. O acompanhamento é essencial para efetuar o melhoramento contínuo.
GE - Fazendo um check list, quais são os cinco pontos-chave para ter uma estratégia bem sucedida hoje?
Melchior - Planejar, executar, mensurar, refletir e ajustar.
Planejar: organize o que será feito antes de executar;
Executar: faça as ações determinadas no planejamento;
Mensurar: avalie os resultados, se possível, através de um indicador;
Refletir: analise se os resultados obtidos são aqueles esperados;
Ajustar: revise o seu planejamento a partir dos resultados alcançados.
Isadora Jacoby

Isadora Jacoby - editora do GeraçãoE

Isadora Jacoby

Isadora Jacoby - editora do GeraçãoE

Leia também

Deixe um comentário