De acordo com uma pesquisa do Cloverpop, times com diversidade de etnia e gênero são 87% melhores ao tomarem decisões

Como criar um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo


De acordo com uma pesquisa do Cloverpop, times com diversidade de etnia e gênero são 87% melhores ao tomarem decisões

Ser uma organização mais plural e democrática atrai atenção de talentos que buscam empresas socialmente responsáveis. Essa metodologia proporciona pensar fora da caixa, obter diversos pontos de vista sobre determinado assunto, ter um ambiente mais criativo e agregação de valores. Hoje, as pessoas não buscam apenas um trabalho, mas sim um local onde se sintam à vontade com suas identidades e que fomente a diversidade de etnias, corpos, religiões, gêneros e orientações sexuais. Uma pesquisa de 2014 da Glassdoor apontou que 67% dos candidatos procuram por empresas com diversidade. E é por esse motivo que as conversas sobre o tema nas empresas são tão importantes.
Unir pessoas com diferentes backgrounds gera resultados positivos. De acordo com uma pesquisa do Cloverpop, times com diversidade de etnia e gênero são 87% melhores ao tomarem decisões. No entanto, é importante lembrar que não existe um manual pré-definido e uma fórmula mágica sobre como tornar a sua organização um ambiente mais inclusivo. O primeiro passo é entender a diferença entre diversidade e inclusão. A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai mais além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa tenha as mesmas oportunidades de crescimento profissional. Diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar.
Sendo assim, vale ressaltar que uma cultura acolhedora não é um resultado espontâneo. Tornar o ambiente mais inclusivo é mais que apenas abrir vagas e contratar essas pessoas. É preciso fazer um trabalho cultural interno para que os novos contratados sintam-se parte da empresa. Nos bastidores, é necessário que o time de Recursos Humanos trabalhe em parceria com a alta gestão da empresa para criar políticas corporativas que incentivem a diversidade e não deem espaço para comportamentos preconceituosos.
Então, comece pelo que você consegue colher dentro de casa. Isso é simples e traz resultados. Busque feedbacks dos colaboradores e descubra se as pessoas se sentem à vontade no ambiente de trabalho, se já tiveram a sensação de oprimidos por questões de gênero, raça ou questões ligadas a capacidades físicas. Uma pesquisa realizada em 2019 pela Kantar Inclusion Index apontou que 35% dos entrevistados observaram discriminação negativa em relação a outras pessoas dentro da empresa. Com os dados em mãos, o próximo passo é comparar com os benchmarks do mercado. Assim, é possível ter uma visão clara de como fazer a mudança no seu ambiente de trabalho e torná-lo ainda mais inclusivo.
A partir dessa pesquisa interna, você notou que a empresa é majoritariamente masculina em determinada função, por exemplo? Que tal criar um processo seletivo voltado para mulheres cis e transgêneras? A maioria da liderança é formada por brancos? Uma boa ideia é oferecer mentorias de liderança para os colaboradores negros e pardos. E que tal abrir vagas para pessoas indígenas? Promover a inclusão no mundo corporativo significa entender a importância do respeito e da valorização das diferenças. Um ambiente onde as pessoas pensam diferente melhora o clima organizacional e gera valores.
Marcella Ferrucci/divulgação/jc

Manoela Mitchell é CEO da Pipo Saúde
Manoela Mitchell

Leia também

Deixe um comentário