Leandro Laport

Desafio das empresas será lidar com grandes quantidades de informações

Blockchain: o futuro do armazenamento e da gestão de dados

Leandro Laport

Desafio das empresas será lidar com grandes quantidades de informações

A revolução digital cria um ambiente de profundas mudanças dentro das empresas. Tecnologias como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT) ganham cada vez mais espaço dentro das companhias, aumentando o número de serviços e de provedores. Nesse cenário, uma empresa que não se preparou para essa nova etapa pode encontrar problemas de armazenamento de dados e muita lentidão nos processos.
O grande desafio do mercado atual é encontrar maneiras e tecnologias para lidar com essa quantidade de informações, mas, ao mesmo tempo, rastrear e proteger seus produtos.
Com a alta demanda de serviços on-line e os novos padrões de consumo, as empresas precisam garantir a integração e a segurança dos usuários, já que o consumidor está cada vez mais exigente. Segurança e transparência são importantes na escolha de uma plataforma de confiança.
Outro problema comum são as fraudes digitais. Estima-se que, em todo mundo, elas causem cerca de US$ 5 trilhões em perdas. Em 2018, o terceiro país que mais sofreu prejuízos em negócios on-line foi o Brasil. Isso mostra que o brasileiro está mais preocupado com sua segurança on-line que a maioria dos usuários no mundo.
Uma tecnologia que surgiu há mais de 10 anos, com a função de realizar transferências de criptomoeda, pode ser a solução. O Blockchain permite o rastreamento de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida, removendo intermediários e mantendo a criptografia ao longo do processo.
De acordo com uma pesquisa do Gartner, o Blockchain vai movimentar, em 2023, cerca de US$ 2 trilhões em mercadorias. Com cadeias mais enxutas e descentralizadas, os processos internos nas empresas tendem a ser mais rápidos, aumentando a produtividade das companhias.
Um fator importante da adoção do Blockchain é sua capacidade de garantir a segurança dos dados em todos os processos envolvidos, já que seus fatores de autenticação avisam quando dados são trocados. Em um futuro próximo, com a era da Lei Geral de Proteção de Dados, garantir o fluxo de informações em segurança será muito importante para garantir a sobrevivência de empresas.
O Blockchain tem a capacidade de analisar contratos, armazenar informações e até de controlar a identificação de passageiros em aeroportos. É um sistema completo na gestão e armazenamento inteligente de dados. As possibilidades de seu uso são muito amplas, o que possibilita uma gestão rápida e eficiente de ativos e clientes a qualquer momento.
Saber analisar e armazenar dados de maneira segura ajuda a entender as necessidades de seus clientes. Ter seus dados otimizados e saber o que você precisa na hora certa será o grande diferencial para qualquer empresa nos próximos anos, quando a segurança e o armazenamento de ativos farão toda a diferença.
PWP STUDIO/DIVULGAÇÃO/JC
Leandro Laport

Leandro Laport

Leandro Laport

Leandro Laport

Leandro Laport é Diretor de Arquitetura de Soluções e Parcerias da Orange Business Services para a América Latina
Leandro Laport

Leia também

Deixe um comentário