Texto: Giana Milani

Sonata Brasil é comandada por Soraia Schutel e Natália Leite

Startup aposta em educação com experiência e oferta aulas no exterior

Texto: Giana Milani

Sonata Brasil é comandada por Soraia Schutel e Natália Leite

Apostando na educação através da experiência, a Sonata Brasil oferece dois cursos que proporcionam imersões internacionais. O primeiro, é o MBA 4.0 - Gestão, Humanismo e Inovação, que se iniciou no dia 14 de junho. De acordo com uma das sócias da startup, Soraia Schutel, o participante terá aulas mensalmente, com encontros práticos em várias cidades do País, como São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Gramado, Canela e Bento Gonçalves, e também na Itália. “Vamos em contramão do Vale do Silício. O ser humano inova há milênios e vamos beber da fonte da inovação, dos gregos, dos romanos. E é para lá que a gente leva nossos alunos, para buscar inspiração”, explica Soraia. “Nosso sonho é construir a melhor escola de seres humanos no Brasil, não só de técnicos”, complementa.
DIVULGAÇÃO/JC
Essa é a segunda edição do programa, que no ano passado contou com certificado do Ministério da Educação (MEC) e com 35 participantes, mas dessa vez terá uma configuração diferente. “Nossos alunos não querem fazer TCC, ouvimos nosso cliente e a segunda turma está sendo completamente livre, por isso chamamos de MBA 4.0”, relata. Ela avalia que o empreendedor que cursar o MBA da Sonata Brasil aprenderá ferramentas de gestão, conhecimento aprofundado, além do acesso à rede de relacionamento. “Nossa proposta é trabalhar muito o autoconhecimento. O empreendedor primeiro tem que olhar para dentro dele, onde estão as respostas. Temos uma máxima que diz, se quero ser um bom gestor de uma empresa, tenho que ser um bom gestor de mim mesmo”, ressalta.
SONATA BRASIL/DIVULGAÇÃO/JC
Outro curso oferecido pela startup é a Imersão na França exclusiva para mulheres, com poucas vagas remanescentes. Por lá, de acordo com a realizadora, o grupo poderá participar de visitas exclusivas. “Muitas foram para a França, mas dessa vez será especial. Elas farão perfume na tradicional Perfumaria Fragonard, verão aposentos em Versalhes cujas entradas são permitidas somente para grupos especiais, entre outros”, destaca.
A educação é algo presente na vida de Soraia desde a infância. Por vontade própria ela começou a estudar francês aos 13 anos e dos 16 aos 17 anos morou na Bélgica, onde se formou no segundo grau. “Ali começou meu amor por viagens e pela educação”, lembra. A empreendedora é doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora na área de Aprendizagem Transformadora, Inovação na Educação de líderes e Desenvolvimento Sustentável.
A Sonata Brasil tem ainda outro nome na liderança: a mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, jornalista e empreendedora, Natália Leite. Em 17 anos de carreira, Natália participou das principais coberturas nacionais, internacionais e ocupou bancadas de telejornais. Ela também é co-fundadora da Escola de Você junto com a jornalista Ana Paula Padrão – primeira plataforma digital dedicada ao desenvolvimento de autoestima, liderança e empreendedorismo feminino no Brasil, e que já atingiu mais de 500 mil alunas. Todos os colaboradores e educadores da Sonata, segundo Soraia, possuem vivência no setor que ensinam.