Pode não agradar, mas o mundo digital não é feito de rosas

Verdades que precisam ser ditas sobre as mídias sociais


Pode não agradar, mas o mundo digital não é feito de rosas

Peço desculpas de antemão se esse conteúdo for doloroso para alguém. Mas o marketing mudou e a nossa mentalidade precisa mudar.
Vou listar algumas verdades difíceis de aceitar, que vão contra conceitos que aprendemos e formas como estamos acostumados a pensar. São essenciais para o nosso sucesso na era da comunicação que não aceita mais a mensagem vinda de cima para baixo.
1) O marketing é mais serviço do que propaganda
O marketing direto morreu. O negócio agora é o valor. Se você não entregar o que o consumidor quer e precisa ouvir, você será ignorado.
2) Ninguém realmente se importa com você
Todo mundo está preocupado com sua própria vida, família e problemas. Como assim você não quer saber sobre o meu incrível e inovador serviço? A intromissão não funciona mais. Você precisa entrar no meu dia a dia, me ajudar com meus problemas e, se for contar sua própria história, que ela seja uma inspiração para melhorar a minha. Anúncio do seu produto ou foto do seu almoço não me interessam.
3) Fazer pesquisa economiza tempo e dinheiro
Quando as agências passaram a ser "eugências" ficou ainda mais comum as pessoas passarem do briefing direto para o planejamento. No máximo um benchmarkzinho. Sem tempo irmão, dizem. Estamos falando de entrega de valor. De marketing. De serviço. Como saber o que agrega na vida do consumidor se você não tiver uma bela conversa com ele antes? A etapa da pesquisa passou de um luxo para uma etapa essencial.
4) Funil de vendas não funciona no orgânico
No marketing de valor, precisamos inverter o funil do inbound e transformá-lo em uma pirâmide. Seth Godin, no seu maravilhoso livro Isso é Marketing, traz o conceito de Menor Mercado Viável (MMM). Significa o menor número de pessoas que você precisa atingir para fazer sentido a existência da sua marca e do seu trabalho. Nos preocupamos em aprofundar o assunto logo de cara, com aquelas pessoas que já estão com a gente. E depois acompanhamos a comunidade divulgar nosso trabalho. Você precisa mesmo falar com milhões de pessoas para sobreviver? Depois que entendi isso minha ansiedade diminuiu, e muito!
5) A solução precisa ser entregue de graça
Para tudo isso funcionar, o seu melhor conteúdo precisa ser entregue de graça. Conheço muita gente que tem medo de entregar soluções porque vão ser copiadas. Ou porque o possível cliente vai fazer sozinho e deixar de contratar seu serviço. Ledo engano! O ato de entregar o melhor conteúdo é o que chamamos de valor. Precisa ser genuíno.
6) Planejamento engessa sua comunicação
Aquele planejamento fechado de editorias, sabe? Que a gente aprova, executa e deixa pra analisar no final do mês? Coisa do passado! Perde a naturalidade, perde a emoção, perde o timing. Desapegue do PPT!
7) Frequência importa
Para crescer no mundo dos algoritmos você precisa criar conteúdo frequentemente.
8) Análise de resultado mensal te atrasa
O relatório é necessário como uma prestação de contas para o cliente. Mas, para realmente avaliar os resultados, precisamos fazer com frequência. A não ser que você queira deixar para crescer mês que vem o que pode evoluir hoje.
/DIVULGAÇÃO/JC

Ana Cardoso é Relações Públicas
Ana Carvalho

Leia também

Deixe um comentário