Automação de marketing para engajar o cliente


A automação de marketing é, basicamente, a utilização de softwares para otimizar a comunicação com um determinado público, sem perder de vista os interesses dessas pessoas. É possível trabalhar ações para gerar mais visitantes para um site, captar novos contatos, vender e fidelizar clientes.
A automação de marketing é, basicamente, a utilização de softwares para otimizar a comunicação com um determinado público, sem perder de vista os interesses dessas pessoas. É possível trabalhar ações para gerar mais visitantes para um site, captar novos contatos, vender e fidelizar clientes.
Por mais que a automação de marketing tenha diversas finalidades, vamos focar em uma delas, que não pode ser menosprezada: o relacionamento com clientes. Um público engajado com a sua marca pode indicá-la para outras pessoas e, principalmente, fazer com que esses clientes adquiram novos produtos.
Sobre o gerenciamento de dados pessoais
De uma forma geral, as ferramentas de automação de marketing contam com recursos voltados ao gerenciamento de dados dos contatos. No caso dos clientes, em específico, esses dados podem ser utilizados para que você consiga produzir conteúdo segmentado com base nos itens adquiridos anteriormente. Lembre-se sempre de deixar claras quais são as suas intenções ao solicitar determinadas informações e pedir o consentimento dos clientes para que eles recebam suas comunicações. Nesse caso, por exemplo, a ideia é utilizar as informações cadastrais dos clientes para personalizar o conteúdo produzido para eles.
Identificando o engajamento dos clientes
A automação de marketing vai além da personalização de conteúdo. Consiste em estabelecer uma comunicação que tenha, como ponto de partida, alguma ação executada pelo cliente.  A primeira etapa, portanto, é definir quais ações podem ser verificadas e caracterizadas como relevantes para fazer alguma ação com o objetivo de vender.
Esse processo consiste em atribuir pontos para os contatos sempre que eles interagem de alguma forma com suas ações, como envios de SMS, e-mail ou outros tipos de comunicação. A atribuição dos pontos pode ser automatizada, fazendo com que, a cada nova interação, sejam incluídos mais pontos para o cliente. O lead scoring pode ajudar para verificar o quão próximo um cliente está de comprar novamente a partir do momento em que ele possui uma boa pontuação acumulada.
Recurso que permite a análise do comportamento dos contatos no seu site. Com ele, é possível identificar quais são as páginas acessadas pelos clientes e identificar possíveis interesses deles. A partir da automação de marketing, o processo de análise e comunicação com base nas páginas navegadas ocupa menos tempo dos profissionais responsáveis. Você pode definir automações de acordo com cada um dos tipos de produto/conteúdo do site e, feito isso, a ação será aplicada demais todas as vezes que um contato navegar em determinadas páginas.
O que fazer
Existem diversos exemplos de ações que podem ser realizadas de forma automatizada. Um dos mais comuns, é o da automação de e-mail marketing. Com ele, é possível encaminhar mensagens depois que o cliente realiza uma determinada ação, como interagir em uma comunicação específica ou navegar no site. Um exemplo de automação com base na interação em envios de e-mail feitos anteriormente: um cliente recebe um envio com diversos produtos e clica em um único link, que direciona esse cliente para uma página com mais detalhes sobre o produto. A partir da verificação do clique e qual link foi acessado, você pode enviar, de forma automática, um e-mail com mais detalhes sobre aquele produto, oferecendo algum tipo de benefício e incentivando o cliente a fazer uma nova compra.
Outro tipo de automação possível é o envio de produtos complementares ou atualizações do que já foi adquirido pelo cliente. Esses itens podem ser enviados a partir de emails ou então utilizando outros tipos de canais, como os anúncios de redes sociais. As ferramentas de automação de marketing também permitem a integração com redes sociais, o que pode ajudar você a integrar o público que recebe seus emails/SMS com o as redes sociais e também trazer os seguidores para sua base de contatos da ferramenta de automação.  Com isso, você pode usar os dados que possui sobre o que o seu público tem interesse e criar anúncios que sejam mais efetivos nas redes sociais.
Se quiser saber mais sobre como funcionam os anúncios do Facebook, recomendamos a leitura deste post. E para mais dicas sobre relacionamento com clientes, clique aqui.

Leia também

Deixe um comentário