Lenira administra a Fornellone na Avenida Nova York, no Moinhos Lenira administra a Fornellone na Avenida Nova York, no Moinhos Foto: MARIANA CARLESSO/JC

Pizzaria aposta em fondue quando a temperatura cai

Fornellone trabalha com o prato há mais de dez anos

Embora sazonal, o fondue é tradição há 14 anos na Fornellone Restaurante & Pizzaria, na Avenida Nova York, na Capital. A sócia Lenira Marques conta que o prato foi inserido no cardápio dois anos após a abertura do empreendimento, que ocorreu em 2003.
"Por incrível que pareça, há uma queda na procura por pizza no inverno", argumenta. No Dia dos Namorados, ela contabiliza que 90% do público da casa opta pelas panelas de queijo e chocolate. "Quanto mais frio, melhor", sintetiza. Lenira relata que houve uma tentativa de oferecer o prato também no verão, em 2017, mas não funcionou. "Geralmente, vem muito turista à procura nessa época. Mas nós dependemos da matéria-prima e explicamos que nem todos os molhos estão disponíveis, por causa da perecidade", admite.
No Fornellone, a iguaria tipicamente europeia é servida em etapas. A primeira contempla os salgados, com queijo e acompanhamentos, como pães, goiabada e batatas assadas, além das carnes (frango, filé bovino, coração de galinha e filé suíno) e 18 molhos. A segunda é a dos doces, com chocolate preto, frutas da estação e pedacinhos de wafer.
MARIANA CARLESSO/JC
O preço varia de R$ 69,90 (promoção das quartas-feiras para as mulheres) a R$ 112,90 (livre, com repetição). Lenira lembra que a marca Fornellone existe há 30 anos, mas era de outro proprietário. Ela conduz o negócio desde 2015, porém está na casa desde 2006, como funcionária. "A transição foi legal, pois já fazia a parte administrativa." Para ambientar o inverno no restaurante, além do fondue, os clientes encontram lareira e cadeiras com pelegos. "É um clima de Serra, se mudarmos, perderemos o charme", enaltece a empreendedora.
MARIANA CARLESSO/JC
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio