Cinco dicas para produzir conteúdo no Instagram


Com mais de 25 milhões de perfis comerciais espalhados pelo mundo, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente.
Com mais de 25 milhões de perfis comerciais espalhados pelo mundo, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente.
Devido ao número de concorrentes no mercado, que aumenta a todo instante, é preciso trabalhar em estratégias efetivas nessa rede social.
Dá uma olhada nas dicas que separamos por aqui e qualifique suas ações no Instagram!
# A primeira impressão (ou visita à página) é a que fica
Antes de organizar seu calendário de publicações no feed, no IGTV ou mesmo nos stories, faça da bio da sua página um local de informações relevantes para quem acessá-la.
Use o espaço para apresentar sua marca de forma objetiva, fazendo com que os novos visitantes saibam o que você oferece. Além disso, insira links que encaminhem o público para o seu site ou outra página.
Com serviços como Linktree é possível criar uma página com diversos links – caso você tenha interesse em divulgar mais de um endereço. Essa página criada pode ser inserida na bio de sua conta comercial no instagram.
# Conteúdo que gere engajamento
Ao planejar o conteúdo que será postado, pense em formas de estimular o engajamento dos seguidores.
Segundo dados divulgados pelo Instagram, um terço dos stories mais visualizados nessa rede social são os de perfis de empresas.
----
Você sabia que pode vincular sua página do Facebook com o Instagram, fazendo campanhas que agem nas redes sociais ao mesmo tempo, inclusive compartilhando o mesmo stories em ambas? Confira: https://bit.ly/300dA9V
----
Com os stories é possível estabelecer uma maior aproximação com os seguidores. Essa aproximação pode ser feita através de recursos como perguntas e respostas, compartilhando conteúdo divulgado pelos seguidores mencionando a sua marca, entre outros.
Hashtags podem também fazer com que sua marca seja encontrada por outras pessoas no Instagram. Isso porque é possível fazer buscas por determinados termos específicos, além de atrair pessoas que sigam determinadas tags.
O Instagram conta com alguns aplicativos para produção de conteúdo:
Boomerang - permite a criação de vídeos de curta duração, apresentando um looping do conteúdo registrado;
Hyperlapse - Disponível apenas para iOS, o app permite a produção de vídeos em lapso de tempo;
Layout - possibilita a combinação de diversas fotos em uma imagem única imagem, podendo alternar.
# Anúncios no Instagram
De acordo com dados divulgados pelo Instagram, a rede social conta com mais de 2 milhões de anunciantes.
O primeiro passo para criar anúncios no Instagram é acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook e estabelecer os objetivos da campanha.
No Gerenciador, você define o conteúdo apresentado no anúncio e o público que receberá ele, além de questões de orçamento.
O Instagram possui um guia para iniciantes que auxilia nos primeiros passos da criação de perfis comerciais e também de anúncios.
Trabalhe com chamadas de texto claras e que expliquem o que a sua ação representa. Deixe o "textão" para outras redes sociais, como LinkedIn ou mesmo o Facebook.
Combine o texto com outros recursos de mídia como imagens e vídeos para que o seu conteúdo esteja mais alinhado com a rede social.
# Conteúdo em vídeo
No Instagram, o conteúdo produzido em vídeo pode ser compartilhado nos stories, no feed da sua página ou no IGTV (para longa duração). O que muda entre estes dois canais é que, nos stories, o vídeo ficará disponível por apenas 24 horas.
Além dos softwares normalmente utilizados para edição de vídeo (como Premiere, Final Cut, Sony Vegas e outros), existem algumas opções para edições mais simples.
Vamos para mais uma lista. Agora, algumas dicas de ferramentas de edição de vídeo:
Kapwing - conjunto de apps que pode ser utilizado para ajustar seus vídeos de acordo com cada rede social, fazer recortes na tela, montagens, inserir legendas e outras opções;
Clipchamp Create - editor que apresenta ferramentas básicas para criar projetos, como corte de trechos e áreas, adicionar faixas de áudio, ajustar cores e outros recursos;
WeVideo - Entre os recursos apresentados por esta ferramenta destaca-se a possibilidade de inserir efeitos de transição, animação de foto e uma biblioteca com marcas e faixas de música que podem ser utilizadas de forma gratuita.
# Ações no Instagram com influencers?
A lógica do "quanto mais seguidores melhor" não é recomendada. Mais vale um influenciador com um público alinhado com o que sua marca oferece do que tentar atrair uma pessoa com um número maior de seguidores, mas que não se interessam pelo que sua marca pode oferecer.
Para que uma ação no Instagram envolvendo influenciadores digitais tenha êxito, ao menos três pontos devem ser analisados:
1 - Marca/produto em questão e o que ela/ele oferece;
2 - Público com o qual você deseja se comunicar;
3 - Quais influenciadores podem atingir um público que possa se interessar pelo que sua marca oferece.
Para saber mais sobre estratégias nas redes sociais, clique aqui.
Semanalmente a equipe da Dinamize compartilha com os leitores do GeraçãoE dicas de Marketing. Você já deu ou pensa em dar o primeiro passo para investir no Instagram? Compartilhe conosco! Tem alguma dúvida ou sugestão? Envie pelos comentários desta matéria ou pelas redes sociais.

Leia também

Deixe um comentário