5 ações de marketing para dispositivos móveis


Ações de marketing voltadas para dispositivos móveis são de extrema importância atualmente. Se você pensa que se trata de uma tendência para o futuro, lamento informar que já passou da hora de organizar estratégias que contemplem o público que não larga o celular por nada.
Ações de marketing voltadas para dispositivos móveis são de extrema importância atualmente. Se você pensa que se trata de uma tendência para o futuro, lamento informar que já passou da hora de organizar estratégias que contemplem o público que não larga o celular por nada.
De acordo com o relatório Digital 2019, divulgado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, os brasileiros passam quase cinco horas por dia na internet utilizando dispositivos móveis. Esse número representa mais de 50% do tempo total gasto on-line por dia. 61% dos brasileiros acessam seus perfis nas redes sociais utilizando dispositivos móveis.
Para auxiliar você a ter melhores resultados com marketing mobile, aqui vão algumas dicas.
#1: site amigável para dispositivos móveis
45% dos usuários já realizaram alguma compra on-line a partir de um dispositivo móvel. Você já deve ter acessado algum site pelo celular em que sua experiência de navegação não foi das melhores. Por mais que você tenha insistido, pense que outras pessoas podem desistir de acessar um site que não é responsivo. Com um site amigável, todos os menus e conteúdos apresentados nele são exibidos de forma clara para os usuários. Serviços como o WordPress disponibilizam temas compatíveis com dispositivos móveis. Você encontra tanto opções gratuitas quanto pagas. Além de poder instalar temas para o seu site, também é possível fazer com que ele seja compatível através da instalação de plugins, como o WPtouch.
#2: envios de SMS
O SMS Marketing tem como objetivo estimular a realização de compras, a partir da atração de novos clientes e fidelização de quem já é parceiro da sua marca. Os envios de SMS podem ser feitos para divulgar promoções exclusivas, inserindo no conteúdo da mensagem um link que leve o contato para o seu site ou para outra página. Já falamos por aqui sobre as limitações dos envios de SMS, mas não custa relembrar: a mensagem deve ter entre 140 e 160 caracteres, apresentar uma opção de descadastro e, principalmente, ser enviada apenas em horário comercial, contando com identificação da empresa.
#3: aumentar a visibilidade do seu app em lojas
Você já fez alguma ação para fazer com que o aplicativo da sua marca seja encontrado de forma orgânica por pessoas que navegam em busca do app ideal? Assim como é possível aumentar o número de visitas orgânicas de um site, existem práticas que possibilitam uma maior visibilidade do aplicativo. Como você deve imaginar, os usuários que encontram seu aplicativo de forma orgânica são mais qualificados, pois eles encontraram o seu app enquanto buscavam por algo similar ao que ele oferece. Diferente de quando um usuário chega por algum tipo de anúncio pago, onde você investe para divulgar sua marca, mas a ação não é tão precisa. Assim como no processo de otimização do site (SEO), para gerar mais downloads orgânicos você pode trabalhar com palavras-chave que tenham relevância para o seu app.
#4: email marketing responsivo
A forma mais simples de garantir a responsividade do conteúdo em dispositivos móveis é realizando testes. Com o auxílio de ferramentas de e-mail marketing, por exemplo, é possível testar diversas opções de layout para verificar quais delas apresentam melhor performance. O conteúdo do e-mail marketing pode ser constituído por imagens e textos. Por isso, é de extrema importância analisar de forma prévia como a sua peça é recebida em um dispositivo móvel. Além das informações da peça em si, o assunto do e-mail e o preheader (aquele texto que aparece ao lado do assunto) também precisam ser verificados. Textos mais extensos podem não ser exibidos por completo no mobile. Por isso, vale pensar em uma forma objetiva de promover a sua ação através de e-mail.
#5: Notificações para usuários de apps
As notificações Push podem servir como uma forma de comunicação com base no comportamento dos usuários. Esse tipo de mensagem pode ser visualizado pelo usuário em seu celular ou tablet sem que o aplicativo esteja em execução. No momento que o usuário clicar na notificação, ele pode ser direcionado para o próprio aplicativo (como a Netflix faz ao anunciar alguma novidade) ou então para algum link externo.
Para ter acesso a todos os dados do relatório Digital 2019, clique aqui.
Semanalmente, o pessoal da Dinamize dá dicas de marketing digital aqui no GE.

Leia também

Deixe um comentário