Envios de e-mail marketing com base no engajamento dos contatos


Existem diversas oportunidades para promover a sua marca e construir um público engajado. Um dos recursos que apresenta baixo custo e resultados significativos é o e-mail marketing. Uma das maiores injustiças cometidas no mercado digital é a ideia de que o e-mail marketing tem um prazo de validade próximo. Para provar que isso não passa de uma teoria sem embasamento, veja alguns números que demonstram a efetividade desse canal.
Existem diversas oportunidades para promover a sua marca e construir um público engajado. Um dos recursos que apresenta baixo custo e resultados significativos é o e-mail marketing. Uma das maiores injustiças cometidas no mercado digital é a ideia de que o e-mail marketing tem um prazo de validade próximo. Para provar que isso não passa de uma teoria sem embasamento, veja alguns números que demonstram a efetividade desse canal.
O e-mail é o canal de comunicação preferido de 72% dos consumidores. O número de usuários de e-mail pelo mundo, no ano de 2017, era de 3,7 bilhões. Para 2022, estima-se que o número chegue aos 4,3 bilhões. Para adquirir novos clientes, o e-mail marketing é 40 vezes mais eficiente que mídias sociais como Twitter e Facebook. Clientes que participam desse tipo de envio gastam 138% mais que aqueles que não participam desse tipo de comunicação.
Email marketing de acordo com o estágio do público
Devemos lembrar que cada pessoa que entra em contato com a sua marca está em uma determinada etapa da jornada de compra, que envolve todas as etapas que uma pessoa pode passar até contratar um determinado serviço. Isso quer dizer que ela passa pela etapa em que essa pessoa encontra sintomas de um possível problema, identifica ele e, por último, define qual estratégia será adotada para resolvê-lo.
Nesse texto, o nosso ponto de partida serão os contatos, ou seja, aquelas pessoas que concordaram em receber os envios de e-mail marketing da sua empresa. 
Contatos
A partir do momento que um usuário preenche algum tipo de formulário, concordando em participar de envios de e-mail marketing e outras ações, ele é considerado um contato. Para esses casos, dois tipos de envios são utilizados de forma recorrente: boas-vindas, aquele envio em que você apresenta sua marca, quais conteúdos o contato receberá e outras informações, e newsletter, onde você apresenta material de relevância para o assinante, como blog posts, webinars, entre outros.
Envios de boas-vindas também podem ser utilizados para estimular os contatos a adquirirem seus produtos, oferecendo, por exemplo, algum cupom de desconto exclusivo. Se você oferece diversos tipos de produtos, possibilite que os contatos indiquem quais são os que interessam mais a eles. Com isso, as pessoas recebem apenas o que de fato desejam, fazendo com que as campanhas de e-mail marketing tenham o resultado desejado.
Não esqueça, ainda, de divulgar eventos que sua empresa esteja participando, sejam eles em espaços físicos ou em ambiente digital.
Oportunidades
Existem diversas formas de definir quais contatos estão mais próximos de se tornarem clientes. O engajamento do contato pode ser considerado um parâmetro para essa classificação, assim como o poder de decisão dentro da empresa em que ele trabalha.
Através de ferramentas de automação de marketing e serviços de gerenciamento de dados, você consegue fazer o controle tanto de informações cadastrais do contato, quanto do engajamento dele com suas ações de marketing.
Assim como engajamento do contato com envios de e-mail marketing deve ser analisado, outras interações dele com sua marca podem trazer grandes informações. Um dos canais que deve ser analisado, sempre que possível, é o site da sua empresa. Sabendo quais páginas os seus contatos costumam navegar, por exemplo, você pode fazer envios com conteúdo baseado no que ele se interessou.
Novos clientes
A primeira etapa para valorizar os seus clientes é ouvir o que eles têm a dizer. Aqui entram as pesquisas de satisfação, onde o público fala sobre a experiência que teve com determinado produto, sugere melhorias, entre outras coisas. Para que essas pesquisas sejam respondidas pelo maior número de clientes, nada melhor do que um envio de e-mail marketing para divulgar essa ação.
As pesquisas de satisfação podem ser feitas de forma simples, apenas questionando os clientes pelo e-mail e solicitando uma resposta, ou então através da utilização de outras ferramentas. Um exemplo de serviço que possibilita a criação de pesquisas é o Survey Monkey, que pode ser integrado com boa parte dos serviços de e-mail marketing. Com ele, você terá todos os dados dessa avaliação presentes em seus registros, podendo analisar e identificar melhorias ao serviço prestado.
Não esqueça de oferecer novas opções de compra para os seus clientes. Envios com produtos complementares para quem comprou recentemente podem ser interessantes. Para quem já comprou há muito tempo, dê algum incentivo especial para que notem a possibilidade de comprar novamente. 
Pronto para qualificar sua comunicação com o público através do e-mail marketing?
A equipe da Dinamize escreve para o GE semanalmente sobre estratégias de marketing digital.
Clique abaixo para acessar mais conteúdos como este:

Leia também

Deixe um comentário