Equipe da Leffa faz tudo conforme o gosto das pessoas Equipe da Leffa faz tudo conforme o gosto das pessoas Foto: fotos MARCELO G. RIBEIRO/JC

Estofaria de Porto Alegre aposta na personalização

Leffa está no mercado há mais de três décadas

Pense no sofá dos seus sonhos. Se ainda não o encontrou nas grandes lojas, a solução é mandar fazer sob medida. Um dos locais que apostou no segmento de personalização é a Leffa estofados, de Porto Alegre. A empresa produz somente peças de acordo com o que a clientela deseja. O negócio, que está há mais de 30 anos no mercado, iniciado por José Leffa, conta com 10 funcionários. "Nosso trabalho é muito específico e não temos fabricação em série. É exclusivo", ressalta o empreendedor.
No espaço, no bairro Cristo Redentor, uma frase estampa o topo de uma parede: "somos artesanais porque acreditamos na maestria da mão humana". Quando José começou, na década de 1980, existiam menos estofadores na concorrência. Atualmente, salienta, o número cresceu consideravelmente, o que torna o mercado mais competitivo. Mas o bom trabalho, garante, valoriza a empresa. "É a confiabilidade desse tipo de serviço", orgulha-se.
Segundo uma das filhas de José, Vanice, a filosofia do fundador é muito forte. "Hoje, as coisas são feitas em grande escala, com materiais mais frágeis. Não sai daqui se a gente não considera que esteja um acabamento bom", declara.
Vanice, formada em Publicidade e Propaganda, cuida da parte comercial da Leffa. "Aqui é alta personalização mesmo. Primeiro, fazemos o atendimento, que é bem focado. Me especializei em tecidos e em acabamento. O orçamento é bem técnico", explica. Para deixar a peça, seja uma poltrona, sofá ou até mesmo uma almofada, exatamente do jeito que o cliente quer, ela diz que faz várias perguntas.
"Estimulo o cliente a me mandar referências. Precisa de um briefing bem elaborado para eu passar para a produção", destaca. A irmã, Daniela, cuida de outros setores, entre eles o de Recursos Humanos e o Financeiro. Com experiência em banco e formada em Administração com ênfase em Comércio Exterior, ela está no empreendimento há 15 anos, desde que assumiu funções antes exercidas pelo pai. "Era a empresa do eu. Ele fazia desde as notas até a entrega", comenta. As duas divertem-se em contar que o pai não tinha computador e usava um fax para se comunicar. A Leffa conta com um quarto membro da família: a mãe, Nelza, que é a responsável pela costura. "Ela é a alma da empresa", elogia Vanice.
Apesar de não ser o centro da estofaria, a Leffa oferece também o serviço de reengenharia, ou popularmente falando, a reforma de estofados. "Reformamos e deixamos novo, cuidando de todos os detalhes e preservando as características originais", afirma José. Natural do Litoral Norte, o empreendedor hoje tem clientes de todo o Rio Grande do Sul. Muito devido às escolhas que dá aos consumidores.
MARCELO G. RIBEIRO/JC
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio