Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.
O GERAÇÃOE É UM CADERNO DO JORNAL DO COMÉRCIO. ASSINE E TENHA ACESSO LIVRE.
JÁ SOU ASSINANTE
Entre com seus dados e boa leitura!
Ou, conecte-se via rede social:
Digite seu E-mail para receber suas credenciais e acessar a versão eletrônica do Jornal.
Cadastre-se e veja todas as vantagens de assinar o JC!
456
662962
2019-01-02 12:57:00
VERÃO
Mauro Belo Schneider
GE
VERÃO
João Batista está a frente da loja Longo, que atende há 70 anos os veranistas de Capão da Canoa. Foto: CLAITON DORNELLES /JC
VERÃO
Foi o pai de João Batista, vindo da Itália, que abriu o negócio. Foto: CLAITON DORNELLES /JC
VERÃO
Especial Verão Litoral - Geração E
na foto: João Batista Longo da Super Loja Longo . Foto: CLAITON DORNELLES /JC
VERÃO
O burrinho mecânico, na frente do empreendimento, alegra crianças há quatro décadas. Foto: CLAITON DORNELLES /JC
Mauro Belo Schneider
O armarinho está prestes a completar 70 anos de atividades
Longo: a loja conhecida por ter tudo em Capão da Canoa
Mauro Belo Schneider
O armarinho está prestes a completar 70 anos de atividades
Veranistas de Capão da Canoa já sabem: faltou alguma coisa em casa, tem no Longo. A loja mais antiga do município, que está prestes a completar 70 anos, oferece de tudo. De tecidos a produtos de ferragem, de linhas a utensílios para a cozinha, de chinelos a baldinhos de praia.
Ops! Este conteúdo é exclusivo para assinantes...
SE VOCÊ JÁ É ASSINANTE: Faça seu login e tenha acesso completo ao conteúdo do GE.
Veranistas de Capão da Canoa já sabem: faltou alguma coisa em casa, tem no Longo. A loja mais antiga do município, que está prestes a completar 70 anos, oferece de tudo. De tecidos a produtos de ferragem, de linhas a utensílios para a cozinha, de chinelos a baldinhos de praia.
A administração do negócio está na terceira geração. João Batista Longo, 89 anos, trabalha diariamente no local, na rua Sepé, bem no Centro, com a missão de dar continuidade à uma tradição iniciada pelo pai, vindo da Itália.
E a clientela sente essa preocupação na entrada da loja. Um burrinho mecânico faz a alegria das crianças há quatro décadas. "É o monumento mais fotografado de Capão", diverte-se João. "O pessoal vem aqui e nos diz: 'pelo amor de Deus, não fechem'", reproduz.
Em um pedaço de papel, o empreendedor lista as conquistas do Longo: a primeira bomba de gasolina de Capão, o primeiro local a vender gás, a primeira venda de remédios e o primeiro supermercado do balneário de Rainha do Mar. Só para citar alguns dos feitos da empresa, que iniciou sua história em Porto Alegre, na rua Voluntários da Pátria.
Além disso, praticamente lançou o serviço de "tele-entrega" na região - funcionários iam às residências dos clientes pegar pedidos e depois faziam o transporte. Comodidade numa época em que ir para o Litoral era sinônimo de levar a casa inteira no porta-malas.
Com 10 funcionários, o Longo funciona de segunda a segunda, inclusive aos feriados. A dica para manter as portas abertas, conforme João, é acreditar no que se faz. Até porque, como ele mesmo assume, "se alugasse o prédio, ganharia mais do que trabalhando".
Sem contar que o armarinho é palco para espalhar bom humor. "Tenho que fazer alguma coisa, pois sou muito jovem. Tenho só 89, ainda não cheguei nos 90. O baile é que cansa", debocha, aos risos.
Frequentava a loja nos anos '60 pela mão de meus pais. Lembro do sorvete de casca de chocolate com recheio de baunilha, embrulhado em papel de alumínio. Dos tecidos, da entrega de gás com bicicleta. Nos anos '80 levava minha filha, pequenina, que hoje é uma médica, a andar no Dondolino, sempre à entrada junto à porta. Saudades.
Leticia Habib em
Se procura algo nem perde tempo vai direto no longo !Se lá não tiver pode.......
Cátia Melo Iesbich em
Sou moradora de Capão já 15 anos e tenho um carinho muito especial pelo Sr. Longo, sempre bem disposto, Alegre e gentil. Um homem nos seus 89 anos com uma suposição de invejar e olha que ele vai ainda muito mais anos, porque aparenta ter 70.
Daniel em
Conheço essa casa .casa porque já está na minha história fantástico
Ilania em
Parabens.Mantenha as portas abertas.Capao nunca mais séria os mesma se sua loja fechasse.
Fábio Gallo Pacheco em
Muito andei no burrinho quando era criança.
Carlos Gilberto em
Parabéns Seu Batista que todos os dias de manha cedo vem abrir a Loja Longo e fica até o fechamento a noite.
Josely Peukert Rodrigues em
Conheço a Loja Longo desde criança...
Meus pais faziam compras lá... inclusive , se não tivesse a mercadoria procurada , dificilmente teria em outro ligar.
Muitas fantasias de Carnaval foram feitas com os tecidos vendidos lá....
No Domingo , dia 30/12/18 , entrei na loja pra matar a saudade....
Loja Longo , Vida Longa !!!
Parabéns !!!
William Day em
Conheço o lugar desde guri! Realmente a atmosfera desta lija é especial. Daqueles ambientes que todo mundo gosta de entrar e ir curtindo tudo que tem ali dentro. Já comprei muitas coisas ali, desde itens para casa como peças para montar as fantasias de carnaval!