Geração E
Entrevista com Mariana Keller, proprietária da Santa Fermata Caffè & Vino. A Santa Fermata Caffè & Vino leva a sério o conceito pet-friedly Foto: MARCELO G. RIBEIRO/JC

Café para humanos e cães abre perto do Parque da Redenção

O estabelecimento em Porto Alegre é repleto de prendedores de coleiras e tem até lanches para animais

Os frequentadores cachorreiros do Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, têm mais uma opção de parada. O Santa Fermata Caffè & Vino, localizado na rua Santa Terezinha, nº 29, é todo planejado para receber os clientes e seus amigos de quatro patas.
Os proprietários Mariana Keller, 57 anos, e Fábio Negrello, 52, contam que o negócio é inspirado em cafés da Itália, onde ela viveu por alguns anos. Fermata, entre outros significados, quer dizer "parada" em italiano.
E, para Mariana, é isso que o negócio veio para representar em meio ao bairro: ser um lugar para uma pausa. E o rito é levado a sério. Quando chegam, os clientes são recebidos com água à vontade. No cardápio, há opções que vão de saladas a massas veganas e cafés. Além de que o estabelecimento é completamente convidativo para os animaizinhos. Na maioria das mesas é possível encontrar prendedores para as coleiras.
"Ninguém quer deixar o bichinho na rua. Ele é tua companhia", justifica Mariana. "Como vou deixar ele na rua e tomar um café tranquila?", indaga a empreendedora, que está no ramo de cafeterias há 27 anos. Além disso, há quadros de cães por todas paredes do estabelecimento.
Para deixar os peludos felizes, há opções de biscoitos, brinquedos e até - pasmem - cerveja para cães. A bebida é feita de caldo de legumes ou carne engarrafada (!).

Uma publicação compartilhada por Café Santa Fermata (@cafesantafermata) em

A decisão por abrigar os bichinhos passa por uma história que marcou a vida de Mariana. Certo dia, ela encontrou duas cadelinhas de rua, em péssimas condições, amamentando uma ninhada de filhotes. Aquilo a sensibilizou. "Juntei comida e as alimentei, mas o olhar delas nunca mais esquecerei", emociona-se. A partir daí, mobilizou a vizinhança e conseguiu castrar 18 cadelas de rua. "No dia seguinte, os cachorrinhos estavam felizes correndo", lembra.
Como ela tem um imensurável carinho por cães, em menos de uma semana adotou a Thay. Há cerca de um ano, a cachorrinha Tosca, que tinha 9, a deixou. "Fiquei bastante mal. Ela era meu tudo", lamenta. Com a perda, decidiu que era a hora de se dedicar à causa.
MARCELO G. RIBEIRO/JC
Mariana e Fábio aliam a causa animal ao empreendedorismo | Foto: Marcelo G. Ribeiro/JC
Parte do faturamento da Fermata vai ser destinado à uma sala de castração em alguma clínica, onde serão atendidos animais abandonados e, por um valor simbólico, os que pertencerem a pessoas carentes. Ela sabe, no entanto, que achar quem abrace a iniciativa é uma tarefa árdua. "Nenhuma clínica quer cachorro de rua", justifica. "Meu sonho é diminuir, com o tempo, o número desses anjinhos que andam sozinhos pelas ruas", persevera.
Inaugurado no último dia 15 de outubro, por enquanto o negócio funciona em modo soft open. Quando tudo estiver 100%, outros serviços serão introduzidos. "Os vinhos ficarão para um segundo momento. Primeiro vamos nos fortalecer como cafeteria", planeja Mariana.  
Fotos: Marcelo G. Ribeiro/JC
MARCELO G. RIBEIRO/JC
MARCELO G. RIBEIRO/JC
MARCELO G. RIBEIRO/JC
Compartilhe
Comentários ( 28 )
  1. Clarissa

    Achei o máximo!! Com certeza vou aí tomar um café com o Bobisinho (moro em Novo Hamburgo). Parabéns pela linda iniciativa!!

  2. Rosi

    Destas iniciativas empreendedoras é que precisamos! Parabéns!

  3. Oliane

    Parabéns ótima iniciativa para as pessoas levar seus pets eu quase não saiu com a minha pq precisa ficar na rua e eu jamais deixaria ela.na rua vou aí com certeza

  4. Eliete

    Parabéns e muito sucesso!com certeza irei frequentar oestabelecimento com os meus Pets

  5. Sabrina

    Que lindo! Me emocionei pela sensibilidade! Parabéns... muito sucesso!

  6. Caio Marcelo Rossignolo Galvão

    O empreendimento comercial mais criativo que já ouvi falar. Não tenho um Pet, mas vou querer tomar um ótimo café neste estabelecimento. Parabéns.

  7. Silvia

    Tenho apenas gatos, mas já me tornei uma admiradora do trabalho de vcs! Parabéns! Sucesso no empreendimento!

  8. Erika

    Parabéns pelo lindo gesto!!! Espero que em São Paulo também tenham a mesma linda iniciativa!!! Beijos

  9. Rosangela

    Parabéns! Que Deus continue protegendo vocês pela iniciativa de olhar as necessidades de nossos peludinhos,realmente tem muitos animais de rua perdidos, abandonados que as vezes é os donos que se mudam e não tem como levar, abandonam os bichinhos indefesos, muito sucesso e obrigada pela atenção a eles..

  10. Ana Teresa

    Parabéns! Uma iniciativa linda,pois nossos filhos de 4 patas ,são nossos parceiros,amigos,confidentes,estão sempre conosco e como assim deixarmos do lado de fora. Que bom ter vocês em nosso bairro.

  11. Ana Chapper

    Fantástica ideia! Parabéns! Mais que generosa! Mariana, você é incrível! Irei provar as delícias, com certeza! Bjs

  12. Alexandre

    Parabéns pelo empreendimento e, principalmente, pela nobre iniciativa com os animais. Sucesso! Estaremos com nosso filho peludo aí. Abraços

  13. Leidiane

    Parabéns! Que pessoa mais generosa! Muito feliz por existir pessoas que usam seus recursos pra ajudar. Que você tenha muito sucesso para continuar ajudando sempre.

  14. Ieda e Moisés

    Parabéns Mariana pela bela iniciativa.Vou aparecer!

  15. viniciuscfreitas

    Parabéns terá muito sucesso !!

  16. Carina Nunes

    Parabéns pela iniciativa! Sucesso e prosperidade pra vocês! Pena eu não morar aí pra frequentar...

  17. Maria Rita Cezimbra

    Parabéns pela iniciativa,vou me programar para conhecer. Qual o horário de funcionamento? Torcendo por vocês!!! Muito sucesso

  18. Mônica

    Parabéns pela iniciativa! Vou praticamente todos os meses à Poa e geralmente levo a minha Khloe! Apareceremos!Desejo muito sucesso!

  19. Andréa

    Adorei a idéia. Na Europa é assim mesmo, nossos amigos peludos são sempre bem vindos em todos os lugares. Desejo sucessos para vcs

  20. Aline

    Que ótima iniciativa! Quero ir e levar meu peludo em breve.

  21. Alessandra Loturco

    Sensacional a inciativa desejo muito sucesso para vocês Por mais pessoas assim neste mundo .

  22. Daiane

    Amei a idéia. Espero que os valores sejam convidativos para que todos possam ir com seus cusquinhos. Ótimo poder incentivar lugares assim, principalmente quando a intenção é ajudar mais animais. Desejo muito sucesso, já quero passar com o Spike aí.

  23. Elza Maria Jardim Magalhães

    Fantástica a iniciativa de vcs. Parabéns!

  24. Luciane

    Parabéns, com certeza terão muito sucesso. Encantada com a iniciativa.

  25. LISIANE MEDEIROS

    Sou mãe só de gato,mas certamente vou adorar conhecer esse café ! Ótima iniciativa.

  26. Mario l Rodrigues

    Não tenho cachorro , mas vou passar só para me divertir, hehehehe!!!!!!

  27. Sonia

    Parabéns! Eu e Bella desejamos muito sucesso e adoramos saber que poderemos compartilhar do mesmo espaço. Sucesso!!!

  28. Arisson

    Temos uma lindeza Shitzuh que é integrante da família. Não abrimos mão de estar com ela num final-semana de passeio. Ótimo saber que temos uma cafeteria pet friendly perto da Redenção!

Publicidade
Texto relacionados
Mostre seu Negócio