Domingos Ferraro e Guilherme Schaurich abriram a Mercearia do Mate Da esquerda para a direita, os proprietários Domingos Ferraro e Guilherme Schaurich Foto: MARCO QUINTANA/JC

Loja especializada em produtos à base de erva-mate abre em Porto Alegre

Empresários querem mostrar que a Ilex Paraguariensis não serve só para chimarrão

Para quem nasce no Rio Grande do Sul, é difícil imaginar outro tipo de uso para a erva-mate que não seja o preparo do chimarrão. Mas, para os proprietários da Mercearia do Mate, Domingos Ferraro, 36 anos, Guilherme Schaurich e Luciana Breier, ambos de 33, a bebida típica é uma das possibilidades da imensa gama de produtos que podem derivar do insumo. “Estamos aqui para mostrar que o chimarrão é apenas uma das utilizações da Ilex Paraguariensis”, complementa Guilherme.
Para tanto, os sócios frequentaram feiras e congressos temáticos da erva-mate. Desses eventos, eles trouxeram marcas de xampu, pomada, tônico para barba, sabonetes e outros cosméticos. Tem também bebida energética, licores, chimias, além de artigos para consumo de chimarrão, camisetas temáticas, tererê e, claro, vários tipos diferentes da erva para consumo.
A gente quer quebrar esse paradigma, essa visão monofocal, de que o mate é feito só para chimarrão”, explica Guilherme. Ele evidencia o respeito que sente, junto ao sócios, pela cultura que cerca a bebida tradicional e atribui à ela a ideia que deu origem ao negócio.
Inaugurado no dia 20 de setembro, o negócio está em fase de implementação e avaliação de produtos. “Estamos com uma gama muito grande de opções, mas a nossa intenção é trabalhar com o que for melhor recebido pelo público”, delimita Guilherme. Para muitas das marcas expostas, a Mercearia do Mate está sendo um canal de abertura para o mercado.
MARCO QUINTANA/JC
Fotos: Marco Quintana/JC
Localizada na Rua da República, nº 267, no bairro Cidade Baixa, a empreitada foi implantada junto a uma tabacaria já conhecida das redondezas, na sobreloja do onde havia um depósito. “Aqui estava inutilizado. Tivemos a ideia de implementar um outro negócio, e assim chegamos no ramo do mate”, expõe Domingos, cuja família gerencia a tabacaria.
Entre os planos da empresa, está o de criar um grupo de assinatura de erva mate, no qual os assinantes receberão pacotes do produto, quinzenal ou mensalmente. “A ideia é começar pela Região Metropolitana de Porto Alegre e ir aumentando o raio de atendimento. Até onde a logística no Brasil permitir”, projeta Guilherme. O estabelecimento funciona das 11h às 20h, de segunda-feira a sábado.
MARCO QUINTANA/JC
MARCO QUINTANA/JC
MARCO QUINTANA/JC
Compartilhe
Comentários ( 4 )
  1. Ludmila Alves Gallon

    Sucesso. Excelente ideia . Que conhecer vossa loja. Ministro os cursos erva mate na gastronomia pelo Ibramate. Receitas da minha autoria . Quem sabe podemos trocar algumas idéias..

  2. Luciana

    Obrigada pela entrevista! Nós da Mercearia do Mate agradecemos. Ficou muito bacana! Quem quiser saber mais nos sigam nas redes socais @merceariadomate e venham nos visitar! Grande abraço

  3. Everson

    Gostaria de receber informações e valores dos produtos

  4. Celani & Renato Coimbra

    Parabéns sucesso a nova e grande iniciativa desmistificar a erva mate para além do tradicional chimarrão, por si só demonstra o espírito empreendedor desta equipe investidora em novos horizontes. Com certeza seus negócios expandirão para outras fronteiras. Sucesso já é garantido. Abraço a todos. Celani & Renato

Publicidade
Mostre seu Negócio