Ana Passarelli falou no primeiro dia da Smwsp Ana Passarelli falou no primeiro dia da Smwsp Foto: /SMWSP/Divulgação/JC

O que faz seu conteúdo se tornar uma marca?

Ana Paula Passarelli, conhecida como "Passa" na internet, falou sobre influência e estratégias para criadores de conteúdo durante a Social Media Week São Paulo (Smwsp) deste ano. Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, a Passa é professora e consultora. Também criadora de conteúdo para o YouTube com o canal Passa dos 30, voltado para assuntos da vida adulta, ela presta serviço para quem quer aprimorar seu modelo de negócio na internet.
Segundo ela, além de encontrar seu nicho, criadores de conteúdo devem entender o próprio significado dentro da comunidade que os segue. A especialista ressalta ainda que a influência está dentro do público, não daqueles que se consideram influenciadores digitais. "É sempre pelas outras pessoas que você exerce esta influência", afirmou ela, durante um dos maiores eventos da América Latina sobre o universo do conteúdo e mídias sociais, que ocorreu na capital paulista entre os dias 10 e 14 de setembro. Vamos às dicas:
>> Logo no início da palestra, Passa perguntou aos presentes: "O que faz as pessoas te seguirem?". São meio milhão de canais profissionais no YouTube no Brasil, não dá para sair falando de toda e qualquer coisa simplesmente.
>> Ter mais de uma fonte de renda é uma boa opção para quem extrai dinheiro com conteúdo na web. Para Passa, gerar renda passiva é um ingrediente a ser considerado para complementar os ganhos. Como exemplo, ela indica "um curso on-line vendido a um preço baratinho". "Você produz uma vez e aquilo pode escalar e ser usado repetidamente", ilustra.
>> Cocriação e credibilidade: faça acordos com marcas que tenham a ver com você e os seus valores. E preste atenção nos contratos, pois as marcas podem usar a sua imagem para algo que você não queira.
>> Você conhece sua audiência melhor do que ninguém. Portanto, não dê informações valiosas de graça. "Você pode prestar consultoria de conteúdo", expõe. Passa sugere que a hora de consultoria pode ser cobrada entre R$ 100,00 e R$ 500,00.
>> Atenção aos dados, eles são seu principal ativo. "Analise dados para saber o que a audiência quer de você e para oferecer inteligência para as marcas parceiras."
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio