Mesquita (e) falou sobre o papel da loja física no cenário atual Mesquita (e) falou sobre o papel da loja física no cenário atual Foto: MARCELO G. RIBEIRO/JC

Divulgada pesquisa que desvenda o perfil do consumidor jovem

Dados foram detalhados na manhã desta quarta-feira, na ESPM-Sul

Empreendedores e empreendedoras que fizeram inscrição prévia através dos canais do Jornal do Comércio e do GeraçãoE acompanharam, em primeira mão, na manhã desta quarta-feira (15), a divulgação da pesquisa Consumo e Tecnologia, desenvolvida em parceria com a ESPM-Sul. Além da interpretação dos dados, o público pôde assistir a quatro palestras no salão de atos da faculdade, em Porto Alegre. O objetivo era entender o perfil de consumo entre 18 e 35 anos.
Liliane Rohde, especialista em pesquisa de mercado e comportamento do consumidor, mestre em marketing e professora da ESPM-Sul, traçou um comparativo entre a pesquisa já divulgada pelo caderno Dia do Comércio, no dia 17 de julho, e esse novo recorte. Um dos diferenciais do levantamento realizado na rua em relação ao feito de forma on-line, com o público do GeraçãoE, refere-se à preocupação maior da juventude moderna com investimentos. “3/4 dos jovens têm algum investimento, estão conseguindo guardar dinheiro”, disse ela. Algo que a professora tem observado, ao longo dos anos, é a redução significativa nos hábitos de lazer.
Para Fabio Pasavento, coordenador do Núcleo de Economia Empresarial da ESPM-Sul, um aspecto impacta muito o consumo: a estagnação da confiança. E isso ocorre por três fatores, segundo ele. “Não foram implementadas reformas econômicas, o comércio externo está turvo e os candidatos à presidência do Brasil não têm noção do problema fiscal do País”, listou.
MARCELO G. RIBEIRO/JC
O coordenador de Vendas da Senior RS, Jeremias Volpi, que também palestrou, tentou trazer um olhar otimista, baseado nos dados da pesquisa. Ele falou do potencial on-line. “Mais de 53% das pessoas que circulam na rua nunca compraram por um aplicativo”, salientou.
André Brumer, city manager da Rappi em Porto Alegre, plataforma que faz tele-entrega de qualquer coisa, mostrou, através do case da empresa, que a tecnologia é algo que chegou para ficar e facilitar a vida das pessoas. “Há cada vez mais gente consumindo on-line, conectada”, enfatizou.
O evento encerrou com a apresentação de Samir Mesquita, gerente executivo de Novos Negócios da Panvel, que abordou, entre outras coisas, o papel da loja física no cenário atual. “A loja do futuro traz conveniência ao cliente”, colocou ele, ao mostrar ações da Panvel, como a Retirada Express - opção de compra virtual seguida de busca do produto no ponto de venda, sem filas e sem ter de passar no caixa.
O GeraçãoE desta quinta, encartado no JC, traz alguns destaques da pesquisa em sua matéria de capa e ainda é possível fazer o download do conteúdo completo em bit.ly/DownloadPesquisaGE.
MARCELO G. RIBEIRO/JC
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio