Sofia Schuck

Local abriu em março deste ano e surpreende por seus ambientes e decoração

Tobias mistura arte, café e opções gastronômicas

Sofia Schuck

Local abriu em março deste ano e surpreende por seus ambientes e decoração

Quem pensa apenas em apreciar um café, vai encontrar um conceito um pouco diferente no Tobias. Os empreendedores do novo bar-café em Porto Alegre criaram um universo que mescla a experiência gastronômica com a apreciação da arte. Antes mesmo de entrar no local, os clientes já são surpreendidos pela fachada colorida, em tons quentes e vivos, que dá uma pista do que se pode esperar nos três andares do Tobias que, como o próprio nome sugere, fica na rua Tobias da Silva, atrás do Moinhos Shopping, no bairro Moinhos de Vento.
Quem pensa apenas em apreciar um café, vai encontrar um conceito um pouco diferente no Tobias. Os empreendedores do novo bar-café em Porto Alegre criaram um universo que mescla a experiência gastronômica com a apreciação da arte. Antes mesmo de entrar no local, os clientes já são surpreendidos pela fachada colorida, em tons quentes e vivos, que dá uma pista do que se pode esperar nos três andares do Tobias que, como o próprio nome sugere, fica na rua Tobias da Silva, atrás do Moinhos Shopping, no bairro Moinhos de Vento.
A decoração interna foi cuidadosamente arranjada para dar personalidade aos seus espaços temáticos. Até porque o Tobias não se contenta em oferecer apenas o espaço da cafeteria. Há as salas de vinhos, de lazer, de sinuca, o grande salão e ainda o jardim na área externa. Todos os ambientes seguem  um estilo rústico e uma pegada retrô, com uma luz mais quente e a presença de vários objetos antigos.
“A ideia é que as pessoas tenham uma experiência única e se sintam em casa. É um lugar tão aconchegante que quem nos visita acaba ficando horas aqui”, afirmou um dos sócios Juliano Dahm. Cada detalhe da decoração foi pensado. Muitos móveis e a pintura do pátio foram feitos pelos próprios sócios e tudo artesanalmente.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/07/06/206x137/1_fv060718tobias012-8395270.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b3f861e23908', 'cd_midia':8395270, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/07/06/fv060718tobias012-8395270.jpg', 'ds_midia': 'Juliano Dahm, gerente do Tobias Café, para matéria do Geração E. ', 'ds_midia_credi': 'FREDY VIEIRA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Juliano Dahm, gerente do Tobias Café, para matéria do Geração E. ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
A cafeteria é o primeiro espaço e fica no térreo, logo na entrada do Tobias. Fotos: Fredy Vieira/JC
O Tobias abriu em março deste ano no mesmo local em que o trio Juliano, Pedro Valerim e Leonardo Ceresa mantinham um bar. Os sócios apostaram em uma mudança de proposta e não se contentaram em servir apenas o famoso cafezinho. Resolveram engatar também o almoço, o lanche da tarde e o happy hour a partir do fim da tarde. “Qualquer coisa que o cliente quiser do cardápio ele irá encontrar durante todo o dia. Trabalhamos sem parar de manhã até a noite, oferecendo uma variedade de opções gastronômicas”, conta o sócio Juliano. As possibilidades do cardápio vão desde lanches a pratos quentes, doces, drinks, vinhos e chopes.
Assim, o novo negócio trouxe as habilidades dos três empreendedores. Juliano trabalha há anos na área de vinhos. Leonardo atua com cervejas, e Pedro sempre mandou muito bem na cozinha. Para completar o cardápio de talentos, o trio descobriu que tinha algo em comum. Os três eram apreciadores de café, que foi incluído no pacote. “Não queríamos nos limitar ao horário da noite, então enxergamos um horizonte de possibilidades. Esse cantinho tem um pouco de cada um de nós”, contou um orgulhoso Juliano.
Mas nada disso seria possível se não fosse o trabalho duro de uma equipe, apontam os sócios. Além dos três gerentes, a cozinheira Nadja Romero e o barista e administrador Felipe Machado atuam no local. “Trabalhamos como uma família e investimos muito no atendimento e na qualidade dos produtos, para que as pessoas que venham aqui se sintam acolhidas e com a certeza de que irão voltar”, comentou Juliano.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/07/06/206x137/1_fv060718tobias032-8395272.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b3f861e23908', 'cd_midia':8395272, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/07/06/fv060718tobias032-8395272.jpg', 'ds_midia': 'Juliano Dahm, gerente do Tobias Café, para matéria do Geração E. ', 'ds_midia_credi': 'FREDY VIEIRA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Juliano Dahm, gerente do Tobias Café, para matéria do Geração E. ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Área de bebidas fica no segundo andar e reforça a união de talentos dos sócios
Os empreendedores estão tão entusiasmados com o Tobias que já falam em levar o modelo ao exterior. A Alemanha poderia ser um destino, devido à afinidade dos sócio com o país e cultura. Mas, por enquanto, o foco total é em Porto Alegre. “Temos a noção de que primeiro precisa funcionar muito bem aqui e, para isso, precisamos trabalhar firmes, enquanto temos energia. Hoje dormimos três horas por dia, mas é a vida”, conta Juliano, rindo.
Segundo Felipe, o movimento tem sido bom e aumenta a cada dia. “Acredito que isso tem acontecido em função do forte trabalho que estamos fazendo desde a inauguração, de oferecer produtos com qualidade e também opções orgânicas, um bom atendimento e um ambiente agradável”, afirma o funcionário. O café-bar abre de segunda a sábado, a partir das 10h. De segunda à quarta, o Tobias funciona até as 19h, e nas sextas e sábados, até a meia noite. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/07/06/206x137/1_fv060718tobias099-8395277.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b3f861e23908', 'cd_midia':8395277, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/07/06/fv060718tobias099-8395277.jpg', 'ds_midia': 'Juliano Dahm, gerente do Tobias Café, para matéria do Geração E. ', 'ds_midia_credi': 'FREDY VIEIRA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Juliano Dahm, gerente do Tobias Café, para matéria do Geração E. ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
 Um andar tem a área de lazer, com sinuca para os clientes diversificarem as opções   
As inusitadas pinturas de café
No segundo andar, onde estão a mesa de sinuca e a sala de lazer, chama a atenção um quadro que ocupa quase toda a parede e que foi feito com a técnica onde a tinta é pó de café. A obra é do artista plástico Luís Paulo Stracioni, que fez a pintura especialmente para o Tobias. O cliente também encontra outras três obras neste estilo pelos outros espaços. O funcionário Felipe Machado indicou o artista, que é seu amigo desde a infância. “Antes dele vir aqui, ninguém levou fé. Só depois o pessoal viu que a ideia e o resultado eram realmente bacanas”, contou Felipe.
Desde o ano passado, Stracioni vem produzindo a técnica com café e realizando vários trabalhos de exposição o País e no exterior. O artista, com 28 anos, conta que a ideia surgiu de um acidente enquanto pintava. “Estava no meu estúdio pintando com aquarela e, sem querer, deixei cair meu café em cima da obra. Ficou aquela mancha e eu não quis pôr fora, pois achei interessante. Foi aí que pensei: por que não fazer de propósito?”, recorda.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/07/06/206x137/1_fv060718tobias110-8395278.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b3f861e23908', 'cd_midia':8395278, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/07/06/fv060718tobias110-8395278.jpg', 'ds_midia': 'Juliano Dahm, gerente do Tobias Café, para matéria do Geração E. ', 'ds_midia_credi': 'FREDY VIEIRA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Juliano Dahm, gerente do Tobias Café, para matéria do Geração E. ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Um funcionário indicou o artista que fez a maior obra da casa usando café
Foram necessários alguns testes até chegar no resultado final. Atualmente, todos os quadros são vendidos sob encomenda por valores que variam de acordo com a complexidade do trabalho. Até o momento, a pintura com café só está presente no Tobias, o que deixa o artista muito feliz. “É uma satisfação ter obras minhas em um lugar de tantas possibilidades, onde o prazer e a arte se encontram”, contou.
Sofia Schuck

Sofia Schuck

Sofia Schuck

Sofia Schuck

Leia também

Deixe um comentário