Leila Ghiorzi, coach financeira, fundadora do É da Minha Conta! Leila Ghiorzi, coach financeira, fundadora do É da Minha Conta! Foto: /FREDY VIEIRA/JC

Qual o primeiro passo para ter uma vida financeira organizada?

Leila Ghiorzi, coach financeira, fundadora do É da Minha Conta!

"O primeiro passo para ter uma vida financeira organizada é ter clareza sobre o que você quer, porque a sua vida financeira deve refletir os seus valores. Esses valores serão transformados em objetivos, e não o contrário. De nada adianta ter o conhecimento sobre o quê e como fazer se você não souber aonde quer chegar, e essa decisão não é financeira. O dinheiro é muito mais do que um número, ele é o meio para que a gente consiga conquistar a vida que queremos.
Para quem me diz que "dinheiro não compra felicidade", eu costumo responder "então você está gastando errado". Porque sim, o dinheiro compra coisas ou experiências que nos fazem felizes. Mas acontece que muitas vezes não sabemos o que realmente nos faz feliz de verdade, para além das influências externas. Avalie como seu estilo de vida reflete o que você escolheu como prioridade. Se você valoriza a família, mas gasta demais em atividades individuais que te mantenham fora de casa, por exemplo, há uma inadequação aí. Se, por outro lado, comprar um apartamento fará você feliz, não será tão dolorido abrir mão do churrasco do final de semana por ele.
É nessa análise que entra a importância da clareza de objetivos de vida, muito mais do que objetivos financeiros. A definição de objetivos financeiros permite transformar sonhos em números, o que te dá a possibilidade de saber quanto falta para alcançar cada objetivo. Com essa clareza, é possível elencar quais são os objetivos mais importantes e eliminar sem culpa as atividades e complicações que não serão atendidas por agora."
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio