Patrícia Comunello

As inscrições vão até dia 1 de julho, e as atividades até dezembro

Maratona de Empreendedorismo da Ufrgs abre inscrições e terá etapa no JC

Patrícia Comunello

As inscrições vão até dia 1 de julho, e as atividades até dezembro

A Maratona de Empreendedorismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) já está com inscrições abertas e cheia de novidades em sua 19ª edição. Uma delas é que os grupos sairão do ambiente da Ufrgs para desenvolver atividades em diversos locais. Um deles será o Jornal do Comércio, que sediará a segunda etapa da competição, que começa em agosto. As inscrições são gratuitas e vão até dia 1º de julho. Para saber como proceder, é só entrar no link www.ufrgs.br/maratona. 
A Maratona de Empreendedorismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) já está com inscrições abertas e cheia de novidades em sua 19ª edição. Uma delas é que os grupos sairão do ambiente da Ufrgs para desenvolver atividades em diversos locais. Um deles será o Jornal do Comércio, que sediará a segunda etapa da competição, que começa em agosto. As inscrições são gratuitas e vão até dia 1º de julho. Para saber como proceder, é só entrar no link www.ufrgs.br/maratona
Além do JC, também serão palco da escalada de aprendizado a Pucrs, Unisinos, co-workings e Sebrae. "A ideia é possibilitar mais vivências e também incrementar as interações, além de conhecer outros ambientes do ecossistema de empreendedorismo", diz Ana Beatriz Michels, coordenadora da maratona. A novidade também reforça o movimento que a Ufrgs tem feito de maior aproximação com outras instituições. Ufrgs, Pucrs e Unisinos criaram aliança entre seus parques tecnológicos, por exemplo.
A expectativa é pré-selecionar 36 times - é exigido que cada um tenha ao menos dois componentes e que estejam ligados a instituições de Ensino Superior, que passarão por um pitch em julho para a escolha final de quem estará na maratona. Para participar de toda a programação e formação, cada equipe pagará R$ 470,00, valor que serve para ajudar no custeio das despesas da iniciativa, explica Ana. 
Este ano a maratona tem como slogan Impacte o seu mundo. As propostas de novos negócios devem estar relacionadas a áreas de algumas das incubadoras tecnológicas da Ufrgs, entre elas estão biotecnologia, engenharia, física, química, saúde e Tecnologia da Informação (TI).
Além disso, a equipe terá de mostrar no que a ideia/projeto ou solução impacta algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, como erradicar pobreza e fome, energias renováveis e acessíveis, igualdade de gênero e cidades e comunidades sustentáveis.
"A maratona de Empreendedorismo da Ufrgs foi o divisor de águas entre uma pesquisa e ideia que estavam no papel e a consolidação de um negócio. Foi no ambiente da maratona que consegui encontrar o propósito do nosso negócio”, diz Camila Corrêa Vargas, da BioIn, participante da 18ª Maratona, em 2017.
> Se liga no cronograma:  
  • Inscrições: até 1 de julho
  • Divulgação dos pré-selecionados: 13 de julho
  • Pitch Preliminar: 25 de julho
  • Divulgação dos selecionados: 30 de julho
  • Período da maratona: 15 de agosto a 21 de novembro (quartas-feiras, entre as 13h30min e 17h30min)
  • Oficina de pitch: 21 de novembro
  • Pitch Day e encerramento: 3 de dezembro
> VÍDEOS JC: Confira as novidades no bate-papo do editor do GE e Ana Michels
Patrícia Comunello

Patrícia Comunello

Patrícia Comunello

Patrícia Comunello

Leia também

Deixe um comentário