Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 17 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Terrorismo

Not�cia da edi��o impressa de 18/05/2018. Alterada em 17/05 �s 19h59min

Brasileiros s�o acusados de recrutar jihadistas e promover o EI

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 11 brasileiros pela formação de uma organização criminosa e por promover o Estado Islâmico (EI) no País. Para o MPF, houve tentativa de recrutar jihadistas para se juntar ao grupo terrorista na Síria, discussões sobre atentados no Brasil e planos de formar uma célula nacional do EI, mostra a edição desta quinta-feira do jornal O Estado de S. Paulo.
Cinco dos envolvidos também respondem pelo crime de corrupção de menores, que teriam sido recrutados pelo grupo. A denúncia tem como base conversas que eles mantinham em aplicativos de mensagem e redes sociais, interceptadas pela Polícia Federal.
A denúncia, à qual o jornal teve acesso, é resultado da Operação Átila, da Polícia Federal, que correu em sigilo até março. Ao menos sete pessoas foram detidas desde outubro, e outras deram depoimento após condução coercitiva. Dois envolvidos permanecem presos preventivamente.
Segundo a denúncia do MPF, um dos grupos identificados foi criado para promover atividades terroristas do EI e era "destinado a discutir a criação de uma célula terrorista no País". O título dessa comunidade virtual, que tinha 43 integrantes, era Estado do Califado no Brasil.
Em depoimentos à polícia, alguns disseram que se comunicavam com simpatizantes e membros de organizações terroristas em países como Síria, Turquia, Líbia, Afeganistão e EUA. Outros envolvidos relataram conversas a respeito da organização da célula e treinamento de facções paramilitares.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia