Negócios tradicionais dirigidos por jovens, na padaria Pão e Sabor no bairro Tristeza em Porto Alegre.
na foto: Rodrigo e Bruna Rodrigo e Bruna fizeram consultoria com o Sebrae Foto: CLAITON DORNELLES /JC

Jovens trocam carreiras para dar continuidade à padaria de 21 anos na Zona Sul de Porto Alegre

Antes dos 30 anos, dupla trocou a Mecânica Automotiva e as Ciências Sociais pelos pães e doces

A Zona Sul de Porto Alegre está virando um polo gastronômico, com diversas operações chegando à região. Estabelecimentos antigos precisam se adaptar para continuar atraindo a atenção da clientela. Com essa mentalidade, Bruna Gre Marques, 28 anos, e Rodrigo Saldanha Jardim, 27, deram uma cara nova à padaria Sabor e Pão, presente há 21 anos na Rua Doutor Barcelos, nº 1.094, no bairro Tristeza. O negócio foi aberto pelos pais de Bruna, que agora pensam na aposentadoria.
Bruna é formada em Ciências Sociais e Rodrigo, seu marido, em Mecânica Automotiva. A dupla resolveu deixar para trás as áreas de formação por acreditar no que os Marques construíram muito bem nas últimas duas décadas: relacionamento. “É preciso unir o moderno com o tradicional, tentar pegar tudo que os meus pais construíram da forma deles, como a maneira de tratar os clientes e os colaboradores, e somar com as novidades”, avalia Bruna.
Com auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bruna e Rodrigo apostaram na gestão nesse processo de sucessão. Segundo eles, a consultoria foi importante para o início das melhorias.
“Começamos a fazer a divisão de atividades, ter controle do fluxo de caixa, utilizar internet banking, entre outras mudanças”, explica ela. Após o fim das férias coletivas, a Sabor e Pão inaugurou com alterações, que vão da instalação de um novo sistema a mobiliário, gerando espaço para os clientes consumirem os produtos no local.
Uma coisa que não muda, na padaria, é o carro-chefe: o cacetinho. E eles não são congelados. Pelo contrário, são produzidos pelo menos quatro vezes ao dia. Outro produto que ganhou o gosto da vizinhança é a cuca, com iogurte de morango e recheio de chocolate ou goiabada. “Nossos mil folhas saem bastante, as tortas de creme de leite condessado com farofa também”, comenta Rodrigo. “A gente está pensando em implementar uma agenda de produção agora, cada dia vai ter um produto único”, fala Bruna.
CLAITON DORNELLES /JC
Conforme os sócios, das mudanças realizadas até então, a maioria está na gerência. Quando os pais de Bruna começaram, reflete o casal, eles não acumulavam muita noção de administração de um empreendimento. “Eles tinham conhecimento de vida e procuraram se aprimorar mais na parte de alimentos, mas não tinham técnicas de gestão”, explica Bruna. Com isso, enfrentaram alguns percalços. “Acabavam misturando despesas físicas (pessoais) com jurídicas (da empresa). Precisavam cuidar da parte administrativa e acabavam ficando muito tempo no operacional”, entende Bruna.
Embora o espírito empreendedor tenha acompanhado Rodrigo desde sempre, ele não pensava em trabalhar com panificação e confeitaria. "Aconteceu mais para contribuir com o negócio familiar”, explica ele. Com o tempo, no entanto, o jovem viu o potencial do setor. “Os clientes sempre elogiaram muito os produtos, o atendimento. Colocamos na balança os atributos que já se tinha, as coisas positivas e as negativas, que precisavam ser melhoradas, e a gente achou que seria muito bom tocar em frente”, afirma.
A sucessão iniciou em 2016 e, gradualmente, Bruna e Rodrigo passaram a assumir a direção da Sabor e Pão. “Em 2017, começamos a tomar frente das decisões e realizar as mudanças”, comenta ela. Segundo Bruna, as diferenças entre as gerações, em alguns momentos, geram dificuldades na colocação de novas ideias em prática. Mas, com embasamento, estão conseguindo retorno do que têm implementado.
CLAITON DORNELLES /JC
Compartilhe
Comentários ( 16 )
  1. Karla rboli zanotto

    Parabns Bruna ,Rodrigo!!adoro essa padaria ,adoro a cuca cremosa...e esse mini cervejinha ento....gente que trabalha muito e sempre simpticos!sucesso

  2. Sabor & P

    Muitssimo obrigado a todos pelo carinho e pelas mensagens! uma satisfao enorme poder ter este retorno de quem j nos conhece e nos acompanha nesta trajetria! Aos que ainda no nos conhecem, convidamos a fazer uma visita e sentir-se vontade para saber um pouco mais sobre nossos produtos e nossa histria! Estamos sempre abertos a crticas e sugestes a fim de melhorar cada dia mais nosso trabalho e atender nosso pblico com mxima satisfao! Agradecemos, tambm, ao Gerao E por esta grande oportunidade!

  3. Mary Lea Dias Pedroso

    Conheo a Padaria desde que iniciou. Morava na Zona Sul. Sempre com produtos de primeira. At hoje quando necessito de salgadinhos e doces para uma festa eu os procuro porque o sucesso garantido. Parabns Bruna e Rodrigo, fizeram uma tima escolha.

  4. Flvio Pereira

    parabns pela ousadia. Na vida fazemos nossas escolhas. s vezes erradas e outras vezes acertamos. Vocs esto no caminho certo. Muitas felicidades e continuem nessa direo. abraos.. OBS....sou aquele que passeia com o co chitzu chamado Elvis...de pelo clarinho....kkk&311;

  5. Carpes

    Cliente da padaria há 8 anos, percebi a diferença para melhor na gestão do empreendimento. O casal que assumiu est de parabns, continuem investindo na qualidade dos produtos (que so todos timos) e no atendimento, sempre com presteza e empatia. Sucesso, pessoal!

  6. Carmen Munhoz

    Morei durante 11 anos na Barcelos e sagrado diariamente ir na padaria, comprar pao, aquelas cucas maravilhosas, as tortas, meu Deus deu muita saudade. Muitas conversas com a Marcinha, posso dizer que v principalmente a Bruna crescer a Ana ser me, fiquei muito feliz pelo sucesso que esto tendo. Parabens aos amigos.

  7. Priscila

    Amo os risoles e tudo mais hhehe e o atendimento é nota mil!

  8. Marilene

    Moro na zona norte, mas sempre que vou à zona sul, não deixo de saborear um dos salgados que maravilhoso e levar para casa, o gostoso cacetinho e a deliciosa cuca de iogurte.

  9. Rodrigo Saldanha Jardim

    Ol, Eunice! Respondendo à sua pergunta: Sempre que precisar pode ligar no dia para (51) 3267-1204 e fazer sua reserva para o horário que melhor lhe atender e garantir os produtos mais fresquinhos possível. Na parte da manhã, às 7h30min, abertura da loja, depois entre 9h e 9h30min, e última fornada da manhã às 12h30min. Na parte da tarde, de hora em hora das 14h às 19h! Entregas somente para encomendas com antecedência mnima de 24h, e taxa de entrega de acordo com a localização! Qualquer dúvida entre em contato por telefone que teremos o maior prazer em lhe atender e esclarecer. Obrigado! Att. Sabor & Pão.

  10. Cludia Selau

    Ainda que eu não goste dos cacetinhos, pois acho-os secos por fora e ocos por dentro, os outros produtos são excelentes. As orelhinhas, os sonhos, as cucas, os belisces de goiabada, entre outros tantos, são divinos! Além das barquetes de fios de ovos que são por encomenda. Deliciosos! E como diferencial tem um gancho do lado de fora para deixar seu cachorro na hora das compras para quem quiser aproveitar o passeio com seu amigo e passar ali. Parabéns!

  11. carlos schultz

    Sou cliente desde não sei quando, e eles estão cada vez melhores, moro há mais de 10km, mas estou lá no mínimo de 2/2 dias e compro muito. Bolos, pés, mil folhas, pastis, cucas.Resultando uma barriga maior mas melhor. Não sei se aparece o endereço, mas na Dr Barcellos lado oposto ao Guaiba, a umas três quadras da Wenceslau. Não esquecendo, todos são simpáticos, prestativos e muito atenciosos.,,

  12. Glaucia

    Adoroo!!!!! Me criei comendo as delcias deste lugar . Meu filhos trocam tudo por um caf na Sabor e Po. Parabns Bruna e Rodrigo

  13. Slvia Cerutti.

    Vi nascer esta Padaria. Moro no bairro a 28 anos. Muito familiar. Fiquei muito encantada com as mudanças. Parabens Bruna pela continuida do legado dos teus pais. Cada vez melhor, atendimento, produtos.

  14. Eunice

    Boa tarde! Gostaria de saber quais os horrios da sada dos cacetinhos ?? E se vocs fazem tele entrega . Obrigada Eunice.

  15. LavanderiaJM

    Parabns, sucesso sempre.

  16. Robson Barcellos

    Esse jovem casal est de parabns, ao invs de partirem para outro Pas, ou simplesmente seguirem suas carreiras de formao, decidiram apostar no empreendedorismo e criar uma nova histria. um belo exemplo a ser seguidos por todos! Parabns

Publicidade
Mostre seu Negócio