Bebidas de Nahara são vendidas em lojas de Novo Hamburgo Bebidas de Nahara são vendidas em lojas de Novo Hamburgo Foto: /KARINE DALLA VALLE/ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC

Jovem de Novo Hamburgo cria marca de refrigerante a partir de receita alemã de fermentado

Ela adaptou antiga receita de família para lançar a Katze Spritzbier

Uma receita de família tirada do armário indicou um novo caminho para Nahara Eckhardt, jornalista decepcionada com a profissão. Após pedir demissão do cargo de assessora de imprensa em uma instituição em Novo Hamburgo, viu-se em depressão e sem saber que rumo tomar. Em outubro de 2017, apostou em uma tradição mantida dentro de casa desde sua tataravó, imigrante alemã que, assim como seus pares, amainava o calor do Brasil buscando refresco em um refrigerante caseiro, feito de gengibre e limão.
A spritzbier, uma bebida amarga, feita à base de fermentação e criada pelos alemães para ajudar na adaptação à vida no Hemisfério Sul, ganhou uma releitura nas mãos da jovem de 28 anos. E fôlego para atravessar gerações. Com menos açúcar que a receita original, o refrigerante passou a ser engarrafado por Nahara em recipientes de 500 ml, foi batizado com uma marca - Katze Spritzbier - e começou a ser vendido em pequenas lojas de Hamburgo Velho, bairro que deu origem à cidade do Vale dos Sinos.
Foi neste burgo erguido pelos antepassados que Nahara apresentou a versão moderna da bebida feita pelas famílias alemãs na cozinha de casa, atraindo consumidores que, assim como ela, cresceram desfrutando o refresco fabricado por suas avós. "Conversando com alguns clientes, eles falaram que, se essa geração não resgatasse a bebida, talvez ela fosse se perder. A spritzbier tem toda uma história, e isso ia acabar", diz Nahara.
Ela está sozinha na empreitada - não tem nenhum funcionário -, e segue trabalhando como freelancer de comunicação para equilibrar a renda. Mas tem no produto seu principal objetivo profissional. Dois meses após criar a marca e passar a entregar garrafas da spritzbier na porta das casas, conseguiu alugar uma sala para se dedicar à fabricação. Teve um aumento na venda em dezembro, época em que os clientes compraram o refrigerante para dar de presente de Natal. Em março, alcançou a marca de 325 garrafas vendidas. Hoje, a Katze Spritzbier pode ser comprada em 12 lojas de Novo Hamburgo e em pontos de Dois Irmãos, Ivoti, São Leopoldo e Canoas. "Acabei me apaixonando pela spritzbier e pela minha marca. Hoje, só quero fazê-la crescer mais e mais", projeta a jovem.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Mostre seu Negócio