Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 17 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Sistema Financeiro

Not�cia da edi��o impressa de 18/05/2018. Alterada em 17/05 �s 20h33min

BC vai regular pagamento instant�neo por celular

O Banco Central (BC) instituiu um grupo de trabalho, formado por mais de 90 instituições, para definir os requisitos para a criação de um ecossistema de pagamentos instantâneos no Brasil. O Grupo de Trabalho de Pagamentos Instantâneos (GT-PI) deve apresentar um documento em agosto sobre o assunto, e os trabalhos serão concluídos até novembro.
O chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos da instituição, Flávio Tulio Vilela, afirmou que é possível que soluções específicas sejam desenvolvidas para nichos, mas é desejável que o ecossistema de pagamentos instantâneos no País preveja o uso amplo dessa modalidade.
De acordo com o BC, "pagamento instantâneo é toda transferência eletrônica de recursos na qual a transmissão da mensagem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o recebedor ocorrem em tempo real".
"O serviço deve estar disponível 24 horas por dia em todos os dias do ano - inclusive fins de semana e feriados. Tradicionalmente, a movimentação de recursos ocorre entre contas-correntes (ou contas de pagamento)", acrescentou o banco.
Entre as instituições que participam do grupo de trabalho estão associações representativas, instituições bancárias, instituidores de arranjos de pagamento, instituições de pagamento, cooperativas, entidades governamentais, infraestruturas do mercado financeiro, fintechs, marketplaces, consultorias e escritórios de advocacia. De acordo com o Banco Central, a primeira reunião do grupo ocorreu no dia 10 de maio.
 

FGC come�a a pagar clientes do Banco Neon a partir desta sexta-feira

O Fundo Garantidor de Cr�ditos (FGC) vai come�ar a pagar os clientes do Banco Neon, que est� em liquida��o extrajudicial, com cr�ditos no valor de at� R$ 250 mil a partir desta sexta-feira. O prazo vai at� 17 de setembro. Ap�s, os credores remanescentes dever�o solicitar o pagamento diretamente ao Neon.
Os clientes que possuem relacionamento com a Neon Pagamentos e aplica��es em Certificados de Dep�sito Banc�rio (CDBs) do banco dever�o acessar o aplicativo a partir de sexta-feira e seguir as instru��es para que seja efetuado o pagamento da garantia. As informa��es no aplicativo estar�o dispon�veis at� 18 de junho. Para os demais clientes, o pagamento ser� feito por interm�dio das ag�ncias do Bradesco, no munic�pio constante no cadastro do credor. Na hip�tese de o munic�pio n�o ter uma unidade do Bradesco, o pagamento ser� efetivado na ag�ncia do munic�pio mais pr�ximo.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia