Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 30 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 30/04/2018. Alterada em 29/04 �s 19h29min

O �nico caminho

Vitor Augusto Koch
Aproximadamente em seis meses estaremos decidindo quem será o nosso próximo presidente da República, além de outros políticos, que nos representarão entre 2019 e 2022. O fato é que, nas últimas décadas, os representantes que elegemos foram, em seu agregado, incapazes de transformar o Brasil em um país estruturalmente próspero. Nosso País apenas se beneficia de pequenos surtos de crescimento entre crises, sendo que, não raramente, estes citados surtos, construídos sem bases reais, são o estopim da próxima crise. No entanto, parece que a maioria dos candidatos ainda não aprendeu a falar o que realmente interessa. O nosso problema chama-se gestão pública.
Um gestor preparado sabe que o sucesso em um negócio é o resultado de investimento bem-feito em um contexto financeiro saudável. Só falar não adianta. Temos que fazer! Não há outro caminho. Isso significa reformar de verdade a administração pública brasileira.
Mudar a Previdência, especialmente a do setor público; cortar despesas para acabar com o déficit público; demitir servidores; auditar despesas de maneira competente e com foco gerencial; investir em atividades de Estado que gerem retorno econômico via iniciativa privada; e muita austeridade, especialmente nas atividades meio. Há muito trabalho pela frente. Entretanto, se tivermos coragem para mudar, firmeza de propósito e dedicação, chegaremos certamente a um futuro melhor.
Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas/RS
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Daniel Pereira 30/04/2018 12h40min
Discordo cento e oitenta graus da opini�o do senhor Vitor Augusto Koch. Em primeiro lugar o titulo �nico caminho, n�o condiz com as m�ltiplas sa�das para a crise. � apenas o seu ponto de vista, que queres impor para o resto da sociedade. N�o se esque�a que nas �pocas de crise, gra�as a sua estabilidade os funcion�rios p�blicos � quem mais consomem, gerando o lucro dos lojistas e mantendo empregos. Isso faz a economia girar, como gosta de dizer a Fecom�rcio, Por fim a crise � de receitas e n�o de despesas como tu queres impor. � verdade que existe problemas de gest�o, mas isso podemos mudar com o voto, elegendo pol�ticos mais competentes.Antonio Britto, vendeu 2/3 da CEEE, a CRT, extinguiu a Caixa econ�mica estadual e a Cohab, mas nada disso adiantou, s� aumentamos a nossa d�vida. De acordo com teu racioc�nio o modelo bom de estado � o Rio de Janeiro, que � estado zero e o mais endividado do pa�s. E se quiser aumentar sua arrecada��o ter� que aumentar impostos, pois as estatais que davam lucro j� foram vendidas. � isso que queres para o Rio grande do Sul. Daniel Pereira DAlascio, Engenheiro Eletricista