Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 25 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 26/04/2018. Alterada em 25/04 �s 21h04min

Funcrian�a e o combate � evas�o escolar

Francisco Dornelles
Muitas são as causas que contribuem para a evasão e infrequência escolar, uma das grandes mazelas da sociedade atual: trabalho infantil, fracasso escolar, desigualdades sociais e baixa renda das famílias (Fundo das Nações Unidas para a Infância/Unicef). Contribuem para o estudante derivar-se da sala de aula, as condições precárias dos colégios, falta de merenda escolar, entre outros fatores. A evasão e a infrequência escolar tiram da criança e do jovem a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, roubando-lhe a dignidade, problema que afeta toda a sociedade, pois sem emprego esse jovem tem possibilidades de interagir com a criminalidade, demonstrada nas ocorrências de violência.
Economistas estimam a necessidade de investimento de mais R$ 50 bilhões para ajustar e equilibrar a prestação de serviços para oferecer uma educação pública de qualidade no Brasil. O Estado do RS diz não ter recursos para investimentos, pois gasta 75% de sua receita líquida com a folha de pagamento, 40% para aposentados e 35% para os em atividade. Restam poucas possibilidades.
As doações via Funcriança para entidades com projetos aprovados pelos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescentes poderiam injetar 300 milhões no RS, todos os anos, suprindo parte das carências econômicas dos educandários e das entidades que atendem o contraturno. Esses já estão comprometidos com o Fisco Federal e ficarão em Brasília. O contribuinte tem a prerrogativa de transferi-los para uma entidade local. Até 30 de abril, segunda-feira próxima, os contribuintes pessoas físicas ainda podem doar (direcionar) 3% do seu imposto de renda devido, indicando uma entidade de sua preferência constante do rol dos Fundos Municiais e Estadual da Criança e do Adolescente. No caso de Porto Alegre, procure o endereço www.funcriancapoa.procempa.com.br, e faça sua doação.
Do Movimento Contra a Evasão Escolar
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia