Participantes do projeto Mão na Massa, da Agência Besouro de Fomento Social Participantes do projeto Mão na Massa, um dos cursos da Agência Besouro que foca negócios na periferia Foto: Besouro Agência de Fomento Social/Divulgação/JC

Curso gratuito é voltado a jovens que querem empreender na periferia

Iniciativa da agência Besouro com prefeitura atinge jovens de 18 a 29 anos e começa na quarta

Eliane Nunes dos Santos montou um negócio de telentrega, o Coxinha no Copo. Já Cristiano Queiroz abriu um serviço de manutenção, o SOS Roçadeiras. O que os dois jovens empreendedores de Porto Alegre têm em comum? Os negócios que nasceram na periferia deram os primeiros passos durante cursos da Besouro Agência de Fomento Social, em parceria com a prefeitura porto-alegrense.
E esta semana uma nova edição da iniciativa, com o curso Mãos à Obra - Curso prático para tirar sua ideia do papel, abre a chance para mais jovens como Eliane e Cristiano seguirem uma trilha semelhante. O  curso faz parte da 2a Semana Municipal do Jovem Empreendedor.
A dica para não perder: a formação é gratuita e são apenas 30 vagas. O curso vai desta quarta-feira (2) à sexta-feira (4) e é voltado a jovens de 18 a 29 anos. A Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, na zona norte da Capital, será o palco do aprendizado. A inscrição termina nesta terça-feira (1 de maio). É só preencher o formulário no https://goo.gl/Q9UB79.

O que aprender no curso

O conteúdo trará orientações sobre empreendedorismo, criação de marca, planejamento, vendas, divulgação e fluxo de caixa, em uma mescla de atividades teóricas e práticas. A Besouro se especializou em proporcionar lições de empreendedorismo em favelas e comunidades de baixa renda. O professor e fundador da agência, Vinicius Mendes Lima, explica que a formação segue a metodologia By Necessity, criada por ele.
“A metodologia leva em conta as limitações que frequentemente são impostas àqueles que empreendem por necessidade, como a falta de tempo, ausência de investimento inicial e de conhecimentos teóricos sobre marketing e administração, assim como a necessidade de retorno financeiro imediato”, diz Vinícius.
Os alunos concluem o curso com plano de negócios e logomarca prontos para começar uma empresa. A Besouro ainda acompanha os empreendedores durante 90 dias para apoiar o desenvolvimento, por meio de call center e visitas presenciais. O formato foi aplicado em favelas da Rocinha e Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro, com uma média de sucesso de 70% dos participantes, garante o fundador da agência.

TE LIGA

  • O que: Mãos à Obra - Curso prático para tirar sua ideia do papel
  • Objetivo: promover a emancipação financeira dos jovens por meio do empreendedorismo, gerando renda e permitindo a redução da condição de vulnerabilidade, além de disseminar a cultura empreendedora na comunidade.
  • Quando: 2, 3 e 4 de maio
  • Horário: 18h30min às 22h30min
  • Local: Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha (Rua Xavier de Carvalho, 274, Bairro Sarandi, em Porto Alegre)
  • Vagas: 30 jovens de 18 a 29 anos
  • Inscrições: até esta terça-feira (1 de maio)
  • Como: preencha o formulário on-line em https://goo.gl/Q9UB79
  • Parceiros: Besouro Agência de Fomento Social, Coordenadoria Municipal da Juventude, CRIP Região Norte, Escola Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha e Conselho Municipal da Juventude
Compartilhe
Comentários ( 0 )

Publicidade
Texto relacionados
Mostre seu Negócio