Joy Storm Pub fica na Zona Sul de Porto Alegre Joy Storm Pub fica na Zona Sul de Porto Alegre Foto: LUIZA PRADO/JC

Bar com temática medieval abre em Porto Alegre

Localizado na Zona Sul, espaço sombrio e curioso explora as culturas da Idade Média

Com mesas distribuídas ao redor de um espaço que remete aos rituais de bruxas e uma masmorra medieval, o Joy Storm Pub é um estabelecimento que promete proporcionar aos clientes uma imersão na cultura da Idade Média. Os proprietários Adriano Appel, 49 anos, médico, e a esposa Ana Beatriz Appel, 53, empresária há mais de 20 anos, contam que a ideia surgiu das festas temáticas feitas em casa, que eram verdadeiras experiências para os amigos. "A gente trabalhava muito na questão da imersão na ambientação nas nossas festas", lembra Adriano, que atribui à Ana Beatriz o capricho na decoração.
A partir da crescente lista de convidados, as reuniões que antes eram apenas para próximos começaram a ganhar aspecto comercial. Foi aí que a chave virou. "Se é para ser algo comercial, que ao menos dê lucro", rememora ele. Assim, Ana decidiu ampliar isso ao público em geral. Porém, mesmo como um ponto comercial na avenida Otto Niemeyer, no nº 1089, na zona sul de Porto Alegre, a máxima segue a mesma. "É um grupo de amigos que agrega novos amigos", esclarece Ana.
E do acúmulo de material das festas em casa, veio a procura por espaço para guardá-lo. Oito meses de obra depois, e cerca de R$ 300 mil de investimento, o que era um galpão se transformou em um castelo nórdico de dois andares, que suporta cerca de 200 pessoas, com telão de 186 polegadas e um palco que recebe bandas de rock. As portas abriram no dia 10 de março. 
LUIZA PRADO/JC
Os proprietários contam que estão impressionados com o interesse das pessoas, tanto de clientes quanto de bandas interessadas em tocar no espaço, inclusive receberam material de músicos de São Paulo. "Para nossa surpresa, existe uma legião de pessoas que seguem essa temática", completa Adriano.
Ana almeja tornar o bar uma referência para os apreciadores da cultura medieval. Para tal, o Joy vai sediar eventos ligados à temática, como o Desfile das Deusas Nórdicas, realizado para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Os frequentadores investem em trajes e adereços característicos, conta Ana.
LUIZA PRADO/JC
Ana Beatriz e Adriano Appel querem que bar se torne referência na cultura medieval | Foto: Luiza Prado/JC
Além disso, os proprietários pretendem abrir o espaço para grupos de aficcionados por RPG - jogo que possui como máxima a interpretação de personagens por parte dos jogadores. Mas a imersão não fica só no salão: o cardápio também é voltado para a questão medieval, em que todas as opções são petiscos, que dispensam o uso de talheres.
Uma das razões de terem escolhido a Zona Sul, segundo Ana, é "para não se tornar apenas mais um lugar para tomar cerveja e ouvir Rock", enfatiza. "Queremos que o palco seja um canal de cultura, que agregue conhecimento para as pessoas". E estende o convite para historiadores, professores, grupos de dança e "tudo que possa colaborar a nível cultural".
LUIZA PRADO/JC
fotos LUIZA PRADO/JC
Compartilhe
Comentários ( 18 )
  1. FABRICIO

    O nome dos pratos so iguais aos do Templrios Pub (tb de temtica medieval, porm aberto a mais tempo), que fica ali na CB! Copiaram na CARA DURA, hein???

  2. Rmulo Inamoratto

    Srs. Parabns pela idia, estou vendo muitos comentarios, positivos e negativos, em breve farei uma visita.sou f da msica de Cndice Nigth/&Blackmore..adoro muito ... Atenciosamente.

  3. Eduarda Oliveira

    O Valor da bebida e a comida?

  4. Maria Luiza Silvsira

    Fui conhecer o bar com meu marido e um casal de amigos na noite do Saint Patricks Day. A noite foi um desastres. Chopp horrivel e vendendo Paint em copos menores num flagrante desrespeito ao consumidor. Atendimento sofrivel, gerenciamento idem. Se nao sentar em frente ao palco ou no mezanino nao ouve a banda. Nisto tudo palmas para o chef pela excekente comida e postura que ao final foi de mesa em mesa pedir desculpas pela demora . Atitude qe deveria ter sido imitada pelo dono quando foi chamado a nossa mesa. E ele como pretenso empresario dei um show de como nao tratar o cliente. No indico nem recomendo.

  5. Pedro Antonio

    Fui conhecer o bar junto com minha esposa e um casal de amigos, no sbado dia de So Patrcio. Que escolha infeliz!!! O local at bem decorado, mas peca em muitas coisas, comeando pelo atendimento, que horrvel!! O som para quem no est de frente para o palco, muito ruim. A comida salvou a noite, palmas para o cheff que foi depois nas mesas se desculpar pela noite atrapalhada da casa. Quanto ao chopp, a qualidade muito inferior, e no " caos" que estava a casa naquela noite chegaram a servir em copos com quantidade menor ao cobrado. Quando solicitamos falar com o proprietrio, nossa a decepo com a casa s aumentou... Enfim, NO recomendo e nem indico.

  6. Rafael

    Bah, mas tem loco chato... Deixa o bar do cara. Tomara que d certo.

  7. Luiza Bazan

    Achei bem legal a ideia. Dos perodoa histricos, a idade mdia a que eu mais aprecio. Moro perto e certamente vou conhecer. Para os pessimistas de planto, o sucesso de fantasias para adultos como Game of Thrones mostra que vocs tem a mira ajustada para o mercado. Toro por vocs.

  8. lucas

    A chance desse bar dar certo perto de 0. 200 pessoas? Muitas vezes, nem buffet livre no centro de porto alegre ao meio dia consegue ocupar 200 lugares, que dir um bar temtico na Otto Niemayer! No dou 6 meses para esse bar fechar as portas.

  9. John Doe

    Nao po..Tem NADA a ver com medieval nao... se parece em nada nao.. Oq parece eh decoracao de festinha de dia das bruxas ou decor coloridinha para festa d aniversario de criancas. so isso.

  10. Ananda

    Alguém avisa aos proprietários que não existia arma de fogo na idade média, por favor??? Se estender o convite aos historiadores vai ter gente infartando lá dentro.

  11. Sandro

    Legal! tomara que as músicas que toquem dentro façam jus ao tema e os clientes não tenham que aguentar sertanejo nem funk pra agradar esse pessoal burro.

  12. susana zart

    Recomendo tbm um conjunto de música medieval irlandesa, peçam para STEFNIA JOHNSON (FB) liberar matéria para apreciarem! SUCESSO! Com certeza irei conhecer! Abrs

  13. isolmiro bitencourt de souza

    baahh! que ideia! em breve farei uma visita !! hail ODIN

  14. Carem

    Ouvi dizer que para o acesso no o de praxe. Como farão para frequentar? Outra pergunta: os proprietários conhecem o bando Celta (banda de Porto Alegre) que tocam em eventos?

  15. Zlide Andreoli Espig

    Srs., Ainda no conheço o público, descobri agora. Amei a temática medieval. Sou filósofa medieval e serei frequentadora do pub. Poderiam sugerir, quem quiser, ir com roupas a caráter e a música tb, para não desvirtuar do tema. Meu aniversário, farei aí. Sem dvidas! Cardápio com preços acessíveis, muito bom! Parabéns!

  16. Rejane Bordin

    Sensacional! Vou logo logo, conhecer!

  17. Ondina

    Amei o tema, o que estava faltando parabéns.

  18. Vnia.

    Adorei a temática mas fazer um desfile de deusas nórdicas no Dia Internacional da Mulher, machista.

Publicidade
Mostre seu Negócio