A model presents a creation by Ronaldo Fraga during the São Paulo Fashion Week in São Paulo, Brazil, on August 30, 2017. SPFW. Na foto, modelo plus size Fluvia Lacerda Todos os clientes devem ser tratados da mesma forma, com presteza Foto: Miguel Schincariol/AFP/JC

Segredos para conquistar cada tipo de público

O que indica um levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre

Namorados da geração Y
Os namorados dessa geração buscam parceiros nos aplicativos, inicialmente, por uma questão estética. Porém, essa visão é modificada com o uso dessas ferramentas. Os apps terminam aproximando pessoas com os mesmos interesses, a ponto de muitos usuários acreditarem que sem o uso das plataformas teriam demorado muito mais para conhecer o parceiro ideal. O aplicativo encurtou o tempo para achar a pessoa ideal.
OPORTUNIDADES PARA O VAREJO
Experiências para o casal agregadas ao produto, como um jantar ou uma viagem a dois;
Produtos para serem compartilhados pelo casal em casa, que estimulem a interação entre os parceiros;
Produtos personalizados, em que os namorados possam personalizar o presente ou produzir seus próprios bens.
Mães geração Y
São mulheres que buscam uma maior qualidade de vida. Por isso, são trabalhadoras em desenvolvimento profissional e que estão em busca de flexibilidade no mercado de trabalho. Muitas encontram no empreendedorismo o caminho certo para atingir esse objetivo. Sentem-se sobrecarregadas, mas têm uma visão empreendedora. Precisam de flexibilidade e liberdade.
OPORTUNIDADES PARA O VAREJO
Estimule o empreendedorismo, focando em um nicho de produtos e serviços voltado para os pequenos negócios, principalmente trabalhos que possam ser realizados em casa;
Ofereça breves escapes da maternidade, criando experiências que reativem outras áreas de interesse da vida da mulher, voltados para o seu desenvolvimento pessoal.
Pais geração Y
A questão financeira segue sendo uma grande preocupação dos pais. Porém, aqueles que estão na geração Y querem reduzir a jornada de trabalho, seja mudando de área profissional ou trabalhando em casa. Tudo para dedicar mais tempo aos filhos e participar mais ativamente da rotina deles. Eles buscam agir de forma diferente com seus filhos do que seus pais agiram, procurando demonstrar mais afeto e carinho. Além disso, preocupam-se em dialogar com os filhos.
OPORTUNIDADES PARA O VAREJO
Ofereça produtos personalizados para pais e filhos, integrando-os para vivam momentos de lazer sem a presença das mães;
Foque na experiência com produtos voltados para viagens;
Forneça alternativas e produtos que incentivem o empreendedorismo ou possibilitem home office;
Invista em itens e serviços que auxiliem a educação dos filhos.
Os avós com mais de 60 anos
Nos próximos 10 anos, a população com mais de 60 anos no Rio Grande do Sul aumentará de 14,3% para 19,1%, representando quase 20% da população gaúcha dentro da chamada Terceira Idade Ativa, sendo um potencial nicho de mercado. Este grupo possui um perfil de consumo bastante interessante, pois o foco dos seus gastos está nele mesmo, visto que seus filhos já são economicamente ativos e a maior parte destes consumidores está aposentada e não tem despesas relativas à formação profissional ou a custos com moradia, que em muitos casos já está quitada. O comércio precisa estar preparado. Atualmente, 22% dos lares brasileiros têm alguém com mais de 60 anos como única renda.
OPORTUNIDADES PARA O VAREJO
Oferecer melhor iluminação, piso não derrapante e alargamento de portas e acessos para facilitar o bem-estar no momento das compras;
Disponibilizar lentes de aumento nas lojas para facilitar a visualização de preços e tamanhos.
Consumidoras plus size
Muitas delas amam seu corpo, mesmo sofrendo críticas da sociedade, da família e de conhecidos. Empoderadas, estão conseguindo se libertar dos padrões de magreza e, para muitas, comprar roupas é um ritual de beleza e autoestima. Ainda assim, estão insatisfeitas com o que as lojas de vestuário estão oferecendo, pois existem no mercado poucas opções de cores, estampas, decotes e roupas estilosas para tamanhos acima do 46. O atendimento nas lojas também é um fator de descontentamento, pois com frequência elas são ignoradas pelos vendedores ou são logo avisadas da ausência de peças do seu tamanho, sem ao menos se interessarem em saber a finalidade da compra.
OPORTUNIDADES PARA O VAREJO
Trate todos os clientes com a mesma cortesia e presteza, independentemente da cor, peso e de como está vestido;
Dizer que a cliente ficou bem em uma peça, se você não acredita realmente nisso, não pega bem, ela percebe;
Os provadores precisam ser maiores.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio