Matéria sobre o Porkaria, restaurante especializado em itens a base de porco. Matéria sobre o Porkaria, restaurante especializado em itens a base de porco. Foto: /LUIZA PRADO/JC

Local cria drinks e pratos a base de suínos

Novo espaço, no Centro Histórico de Porto Alegre, está sob o comando de Eduardo Natalício

Você já imaginou entrar em um restaurante que tenha uma diversidade de pratos com apenas um tipo de carne? Pois é essa a proposta do Porkaria. O empresário e chef Eduardo Natalício aposta em um espaço especializado em refeições com carne de porco. E mais: além dos comestíveis, também os drinks levam ingredientes suínos (como a caipira da foto).
Entrar no local, que foi inaugurado no dia 17 de novembro, na rua Coronel Genuíno, no Centro Histórico de Porto Alegre, é como estar na casa da vó. O cheirinho de carne se mistura com as nostálgicas luzes que brilham no lado interno do estabelecimento. 
LUIZA PRADO/JC
A ideia de montar uma operação especializada em apenas uma proteína surgiu durante uma viagem de Natalício para Chicago, nos Estados Unidos. Lá, ele visitou a casa The Purple Pig, que serve, também, pratos e bebidas com carne suína. Na volta, o chef e sua esposa, Frederike Mette, gestora financeira do local, decidiram aplicar o conceito em Porto Alegre. Não menos sugestivo e criativo, seu nome deriva do porco, por isso Porkaria. O cardápio também carrega sinônimos do animal, por exemplo, o Porkbeer e o Porkdrinks
Com diversos ambientes despojados e brilhantes, fica difícil descrever o estilo do negócio. "Definimos como restaurante, mas é um conjunto de tudo: restaurante para a pessoa que quer vir almoçar ou jantar e pub para quem quer curtir com os amigos e comer algo diferente. Para quem quer levar para casa, temos a vitrine, que funciona como um delivery", explica Eduardo. O mais surpreendente é a adesão do público, diz ele. A aproximação das pessoas é como se aquilo fizesse parte da família, pois até objetos de decoração, como a Peppa Pig, são doados para deixar a casa mais colorida.
Pensando na interação do público com a comida, a cozinha é aberta. "É essencial para a existência de qualquer comércio alimentício o cuidado com os alimentos. E ninguém, além dos nossos clientes, é capaz de avaliar melhor se somos ou não cuidadosos", justifica Eduardo. 
O incentivo para os produtores locais é um lema para o Porkaria. Toda proteína suína utilizada na sua cozinha é comprada dos criadores membros da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado, além de disponibilizar bebidas produzidas na Serra Gaúcha, como o chopp Rasen, da Rasen Beer, e vinhos e espumantes da Vinícola Miolo.
"Aproximação regional é essencial para o desenvolvimento da empresa, e isso se intensifica quando valorizamos os produtores do Estado" diz o chef.
LUIZA PRADO/JC
Compartilhe
Comentários ( 1 )
  1. Raymundo marcos

    Deve ser o mximo e a melhor carne

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio