Fabrício, produtor do evento e editor da Revista da Cerveja Fabrício, produtor do evento e editor da Revista da Cerveja Foto: /Robson Hermes/JC

Porto Alegre sedia Festival Sul-Americano de Cerveja

Evento reuniu mais de 10 mil pessoas, que consumiram 10 mil litros do produto

Fabrício Scalco, de Blumenau (SC), editor da Revista da Cerveja, foi o produtor do Festival Sul-Americano de Cerveja, evento que reuniu 10 mil pessoas nos dias 1 e 2 de dezembro, em Porto Alegre, onde cerca de 10 mil litros foram consumidos. Desde o lançamento da revista, há seis anos, o editor conseguiu estar próximo aos grandes eventos relacionados à cerveja pelo País - e por isso quis organizar um mais perto de casa.
A atividade gaúcha, promovida na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), visou integrar os mercados da América Latina, principalmente Uruguai e Argentina, ao brasileiro. Para o produtor, a terra dos hermanos possui aspectos interessantes em relação à produção, como a plantação própria de lúpulo. "A proposta é fazer essa integração de conhecimento, fazer essa simbiose dos países. Além, é claro, entre as cervejarias nacionais", explica Fabrício.
O objetivo era produzir um festival com reconhecimento nacional, que entrasse para a agenda dos principais eventos do Brasil e que despertasse o interesse das cervejarias. Nesta edição, havia 36 expositores das capitais da região Sul e Sudeste. "A proposta é que cada vez mais se amplie a participação", afirma. Porto Alegre foi escolhida para sediar o Festival porque é a capital com maior número de cervejarias, proporcionalmente, por habitantes.
Para quem deseja ingressar no ramo, Fabrício avisa que o mercado continua aquecido. Mas é interessante, ressalta, investir em outros aspectos da cadeia. Para ele, trazer serviços agregados, como brew pub - estabelecimentos que comercializam cerveja de produção própria - gera bons frutos.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio