Com base em centenas de entrevistas com amigos, familiares e outras personalidades, a jornalista Luciane Medeiros conta a história de Maria Luisa Rodenbeck, que trouxe a Starbucks ao Brasil, em livro que leva o nome da empresária carioca, publicado recentemente pela editora Verbo Virtual.
Para trazer a mundialmente conhecia rede de cafeterias para o Brasil, Maria Luisa negociou durante nove anos com os executivos da empresa e, por fim, os convenceu de que valia a pena apostar no paladar dos brasileiros. As tratativas começaram quando a empresária entrou na sede da empresa norte-americana, em Seattle, pediu para falar com o CEO da companhia, Howard Schultz, e recebeu um não da secretária. Acabou o encontrando no elevador, quando deixava o prédio, aproveitando para entregar em mãos o plano de negócios.
Atualmente, a Starbucks conta com mais de 100 unidades no Brasil, o livro detalha a chegada da rede no País, as longas negociações e as pequenas e graduais conquistas. Além de recuperar a trajetória pessoal e profissional da empresária, casada com Peter Rodenbeck - este, responsável pelo desembarque do McDonald's e do Outback Steakhouse no território nacional. Maria Luisa veio a falecer meses depois da inauguração das primeiras lojas, em 2007, em acidente de trânsito na avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro.
Maria Luisa Rodenbeck; Luciana Medeiros; Editora Verbo Virtual; 204 páginas; R$ 59,00