Ivonei promove as práticas em ambientes públicos, como cafeterias Ivonei promove as práticas em ambientes públicos, como cafeterias Foto: /MARCO QUINTANA/JC

Advogado ministra aulas de oratória

A ideia do negócio surgiu após a percepção da lacuna no mercado local

Ivonei Souza Trindade, 26 anos, ministra aulas preparatórias de oratória acadêmica para apresentações de trabalhos e competições universitárias. A ideia do negócio surgiu após a percepção da lacuna no mercado local.
O empreendedor conta que começou a dar aula durante a graduação e, como passava muito tempo estudando, não tinha contato com pessoas diferentes. "Minha ideia inicial não era fazer um negócio para ganhar dinheiro. Era, simplesmente, passar tempo. Era como uma válvula de escape para poder ver gente e, consequentemente, ganhar uns trocados", relata.
No primeiro ano da faculdade de Direito, Ivonei passou a ter aulas de teatro, simultaneamente, para diminuir a timidez. Ainda durante a graduação, ajudou colegas a elaborarem apresentações para bancas de avaliação acadêmica. E, somente depois de formado, viu nas aulas uma possibilidade de renda.
Quando as aulas viraram de fato um negócio houve um "boom" na procura pelo serviço. As atividades são ministradas em locais públicos, como cafeterias ou bibliotecas, e são disponibilizadas em três idiomas, além do português - inglês, francês e espanhol. O atendimento pode ser feito, também, via Facebook ou Skype.
Em três anos de atuação, já foram atendidos cerca de 300 alunos, incluindo clientes dos estados de São Paulo e Espírito Santo. Segundo o advogado, a maioria deles chega ao serviço por indicação.
Durante as práticas, são trabalhados aspectos como desenvoltura, domínio do conteúdo do material a ser apresentado e expressão corporal e verbal. O cliente entrega previamente o material para Ivonei, que estuda e cria um discurso adaptado ao trabalho.
As aulas preparatórias abrangem apresentações de trabalhos e competições acadêmicas em geral, mas, segundo Ivonei, a grande maioria do público que procura pelo serviço está em fase de trabalho de conclusão de curso.
O serviço é contratado a partir de R$ 40,00, e, conforme a quantidade de aulas, necessidade de idiomas e duração, os valores podem variar.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio