Doces de encher os olhos são produzidos no café Doces de encher os olhos são produzidos no café Foto: ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO

Programa Chaves inspira jovem família a empreender em São Leopoldo

Gostaria de entrar para comer um docinho?

"Gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?" Na Florinda's Doceria, o convite é um pouco diferente, para provar um dos doces. Produzidos artesanalmente e inspirados na "musa" do programa Chaves - Dona Florinda -, os produtos da loja têm ganhado admiradores em São Leopoldo. Os sócios, Rafael, Gabriela e Caroline Furtado, são a família que cria cada brigadeiro, tortinha, bolo, pudim e outras delícias com um toque caseiro, artesanal e divertido.
Tudo começou com a chegada de Maitê, filha de Rafael e Gabriela. "Iniciamos a produção e comercialização de bandejas de brigadeiros na universidade e em empresas, uma vez por semana, a partir de fevereiro de 2016", lembra Rafael.
O crescimento levou à entrada da nova sócia - Caroline, irmã de Rafael - e à criação de seu primeiro carrinho gourmet. A procura foi tanta que foi necessário expandir.
Em agosto deste ano, a doceria abriu um ponto físico na Unisinos. Hoje, com mais estrutura, a empresa tem doces à pronta-entrega e produz sob encomenda para festas, como casamentos e formaturas.
Para eventos empresariais, eles oferecem o serviço completo de coffee break, com salgados, doces e bebidas. "Somos uma empresa totalmente familiar", orgulha-se Rafael.
De acordo com ele, a inspiração também surgiu dentro de casa. Para criar os primeiros docinhos, Gabriela se espelhou em sua avó - que era uma confeiteira de mão-cheia. O dom foi passado para a neta, que ensinou tudo ao resto da equipe. "Atualmente, todos 'metem a mão' e produzem o que vendemos, itens que compõem o cardápio de mais de 25 sabores de brigadeiros, doces finos, bolos, brownies, cupcakes e chocolates", conta Rafael.
Para aprimorar as receitas e os processos, a família toda investiu em cursos de qualificação. Cada um tem sua especialidade: Gabriela gerencia as redes sociais, o site e os e-mails, além de trabalhar na produção e no atendimento. Rafael faz a negociação com fornecedores, prospecção de oportunidades comerciais, compras, gestão financeira e atendimento. Caroline cuida do gerenciamento do mailing de clientes, compras e atendimento. Paula Vieira, irmã de Gabriela e mais nova integrante da equipe, faz a produção dos quitutes e o atendimento.
Segundo Rafael, a equipe toda é fã de Chaves e cresceu vendo a série mexicana. "Nossa inspiração principal é na Dona Florinda, que, no seriado famoso, tenta empreender em diversas frentes da gastronomia: restaurantes, barraca de churros", destaca Rafael. Além de tudo isso, ela é uma mulher batalhadora, que cria o seu "tesouro" sozinha, pagando aluguel e agradando a vila - principalmente o Professor Girafales - com suas especialidades culinárias. A temática decora o cantinho.
De acordo com Rafael, a reação de quem prova os doces mostra que a ideia deu muito certo. "O carinho e os feedbacks positivos dos clientes são um importante combustível para seguirmos em frente com o negócio, sempre inovando e proporcionando novos produtos e sabores ao nosso cardápio", finaliza.
Quem ficou com água na boca com as criações da Florinda's Doceria pode visitar a loja, na avenida Unisinos, 950, corredor Central, B07. Solicitações podem ser feitas pelo telefone (51) 99653-2843.
Compartilhe
Comentários ( 0 )

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio