Livro como um negócio educativo dentro e fora de casa
Paulo Caroli, 43 anos, empresário e responsável por trazer a ThoughtWorks para Porto Alegre, deu um presente diferente à filha Duda Chaieb, 12: incentivou que ela criasse o hábito da leitura e escreveu um livro com a menina, chamado de O mistério do colégio Alipus.
Os exemplares são vendidos no site www.misteriodocolegio.com e na Amazon, entre R$ 7,00 (e-book) e R$ 35,00. Já foram vendidas 200 unidades. "Eu sentava aqui na mesa e começava a escrever e ela questionava 'pai o que tu estás fazendo? Posso escrever contigo? '", detalha Paulo, sobre o processo.
Numa visita ao colégio de Duda, ele viu que a filha havia escrito um texto para a revista produzida no local. Bastou para perceber que poderiam, sim, desenvolver algo juntos. "Escrevi um texto que era um manual de ser um bom estudante", conta Duda.
Paulo reconheceu nas palavras da adolescente um pouco do estilo dele de escrever e se sentiu emocionado. "Quase chorei quando vi aquilo. Fiquei feliz porque não imaginava a influência que tinha", comenta. Em setembro do ano passado, a dupla iniciou a execução da iniciativa. Na mesma época, nasceu a nova integrante da família, Carolina. Durante a licença paternidade de quatro meses para ficar com a esposa, o bebê, Duda e João - o filho do meio -, o livro foi ganhando corpo.
A ficção relata um sequestro de um grupo de meninas. A partir do livro, Paulo criou uma espécie de "editora". Montou a capa, cuidou das impressões e aprendeu sobre o mercado literário. "O mundo está mudando. No exterior, 80% dos livros são comprados na Amazon. Não quero livraria do estilo antigo, ter de pagar para botar na vitrine."
Compartilhe