A ausência de paredes permite que empresários se auxiliem nas rotinas A ausência de paredes permite que empresários se auxiliem nas rotinas Foto: CAMILA CUNHA/Camila Cunha/Divulgação/JC

Pucrs inaugura novo espaço de coworking para startups e adere ao selo poa.hub

Novidade completa o conjunto do Tecnopuc

Será inaugurado, nesta quinta-feira, o Espaço de Coworking da Raiar, que fica no Tecnopuc. O local já conta com empresas das mais diversas áreas e, segundo a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Carla Bonan, consiste em um ambiente no ecossistema de inovação que representa muito mais do que uma nova forma de se relacionar com a estrutura de trabalho. “Além do compartilhamento de recursos, se caracteriza pela sinergia que se desenvolve quando pessoas de diferentes áreas interagem, gerando um fluxo intenso de troca de ideias, colaboração e networking”, diz.
A diretora de Inovação e Desenvolvimento da universidade, Gabriela Ferreira, complementa, lembrando que o Coworking se constitui em mais uma peça do ecossistema de inovação da Pucrs que vem sendo construído ao longo dos últimos 15 anos. “Ele faz parte de uma visão moderna de desenvolvimento de startups que tem na colaboração um elemento fundamental. Mais que um espaço físico diferenciado, ele é um novo conceito de trabalho fundamental para criar um ambiente vibrante como queremos", pondera.
Para o gerente da Raiar, Leandro Pompermaier, o Coworking passa a ser, ainda, a porta de entrada no Tecnopuc para empresas nascentes, cujo objetivo é fazer com que os empreendedores tornem a interação e a colaboração entre seus negócios evidente, interagindo ainda mais com os diferentes agentes do ecossistema do Parque. Pompermaier acrescenta que, além do layout contemporâneo, o espaço colaborativo criado dentro de um ecossistema de inovação, proporcionando networking, participação em eventos, internacionalização, softlanding nacional e maker space tornam o ambiente único. “A ausência de paredes faz com que os empresários possam se auxiliar diante de dificuldades diárias, já que cada empresa possui expertise diferente em áreas como tecnologia, comunicação, fintech, desenvolvimento de sistemas, educação para cidadania, relacionamento entre empresas e desenvolvimento de líderes e empreendedores”, diz.
O lançamento oficial do Espaço de Coworking marca ainda a adesão do Tecnopuc ao selo poa.hub, que visa unir o conhecimento da universidade e do Parque à infraestrutura da Capital, a fim de evoluir o aspecto de inovação na cidade gaúcha. De acordo com o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, Porto Alegre conta hoje com diversos ambientes de inovação e mecanismos de apoio ao empreendedorismo e a prefeitura “foi muito feliz” em propor uma forma de conectar esses espaços por meio da rede poa.hub. “Aderir ao programa é um caminho natural para o Tecnopuc, através do seu ambiente de coworking. Com isso acreditamos estar contribuindo para uma cidade mais abundante em termos de empreendedorismo e inovação, com colaboração, troca e geração de valor”, ressalta.
Prikladnicki acrescenta que o Coworking completa o conjunto de espaços do Global Tecnopuc, um prédio construído com foco em colaboração e networking e que reforça o conceito e a importância de continuamente desenvolver o ecossistema.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio