Mais de 100 pessoas acompanharam o lançamento do estudo Mais de cem pessoas acompanharam o lançamento da Pesquisa Empreendedores, do GeraçãoE Foto: CLAITON DORNELLES /JC

Evento na PUCRS divulga a Pesquisa Empreendedores

O estudo que começou a ser realizado em dezembro do ano passado foi apresentado ontem pelas instituições parceiras

Na última quarta-feira (24)  aconteceu na PUCRS - Universidade Pontifica Católica do Rio Grande do Sul – o evento de divulgação da Pesquisa Empreendedores, pesquisa inédita do perfil do empreendedor gaúcho, realizada pela PUCRS e pelo Jornal do Comércio com apoio do Sebrae e da FAJERS. O evento, que ocorreu no hall do prédio da biblioteca da universidade contou com cerca de 100 pessoas, entre elas professores, estudantes, representantes de organizações e empreendedores.
A professora do curso de administração da PUCRS, Stefania Ordovás abriu a palestra dando ênfase ao empenho da equipe que durante os últimos meses trabalhou em cima da pesquisa. “É um estudo realizado a muitas mãos, não só as mãos dos nomes institucionais dos parceiros, mas as mãos dos nomes das pessoas que efetivamente participaram e colocaram muito esforço e dedicação nisso”, ressaltou ela.
O editor chefe do GeraçãoE, Mauro Belo Schneider, e a repórter, Roberta Fofonka, fizeram uma breve apresentação e retrospectiva do trabalho desenvolvido no GE. Os jornalistas trouxeram à tona a escassez de veículos no Rio Grande do Sul especializados no tema “empreendedorismo” que deu origem ao caderno e canal multimídia. “Nós somos uma ferramenta. Sobretudo uma ferramenta de conteúdo, informação, de clareza e também de relação com os empreendedores daqui", afirmou Roberta. "E, principalmente, de inspiração”, completou Mauro.
Os dados da pesquisa foram apresentados pelo coordenador da linha de empreendedorismo e inovação da PUCRS, Lucas Roldan. “ A gente precisava entender melhor qual é esse perfil, quais pessoas vão fazer empreendedorismo no nosso estado e a partir daí trabalhar vantagens e desvantagens que nós temos no nosso contexto”, afirmou ele. Segundo Lucas, a pesquisa mostrou resultados positivos, que afirmam que a população gaúcha tem interesse em empreender. As três principais características apontadas para quem deseja abrir um negócio foram: Ter planejamento, persistência e buscar oportunidades. O coordenador também deu dicas para os empreendedores “ficar muito longe daquilo que tu tens experiência e knowhow acaba tornando mais difícil seu processo de empreender”, disse ele.
Durante o bate-papo com o público Luciana Bueno, gerente de comunicação do Sebrae falou sobre a novidade na instituição, que é uma plataforma digital com conteúdo para aproximar a comunidade do serviço oferecido por eles. “É preciso achar novas formas de vocês chegarem até a gente, e nós de vocês, e acreditamos que essa plataforma vai ajudar. Usem e abusem do Sebrae”, disse ela.
Ao decorrer da conversa surgiram muitas questões em cima do resultado da pesquisa. Mesmo com o número crescente de negócios sendo abertos Mauro garante, sobre o mercado: “a palavra não é mais concorrência, mas sim colaboração”, assegurou ele.
A Neugebauer fez uma ação no evento para divulgação de seu novo Bib's, no formato tablete. Os convidados era convidados a inalarem gás hélio, dizer "vaai" e compartilhar o vídeo nas redes sociais. Como recompensa, levavam a novidade. 
A Neugebauer realizou ação do novo formato do chocolate Bib's no início do evento
A pesquisa pode ser conferida na edição impressa do GeraçãoE, ou no site: http://www.geracaoe.com/pesquisaempreendedores/
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio