Lucas e Mariana montaram o espaço no Centro Comercial Itaimbé Lucas e Mariana montaram o espaço no Centro Comercial Itaimbé Foto: FREDY VIEIRA/FREDY VIEIRA/JC

Restaurante latino da Zona Sul de Porto Alegre surge da união familiar

Cada um ajudou um pouco na realização do GonGon Premium

O GonGon Premium é um restaurante que mistura sabores latinos na Zona Sul de Porto Alegre. Há pouco mais de um ano operando no Centro Comercial Itaimbé, o estabelecimento dos irmãos Lucas e Mariana Gonzalez, 31 e 28 anos, respectivamente, tem sua história marcada pela união de toda a família para colocar o negócio nos trilhos. Mãe, pai, irmãos e até um sobrinho, hoje com quatro anos, contribuíram para o avanço do empreendimento. O nome surgiu da dificuldade do pequeno Guilherme Gonzalez, à época com dois anos, em falar o sobrenome. "Ele só conseguia falar Gongon. Aí ficou", brinca Lucas.
Não foi de uma hora para a outra que surgiu o restaurante, é bom destacar. Enquanto Lucas morava no Panamá, ele estava bem longe da cozinha. Trabalhava na parte administrativa de uma escolinha de futebol local. "Eu não me preocupava em guardar dinheiro, até que quebrei o braço", lembra. Precisando de recursos para completar sua recuperação, ele improvisou. A saída foi vender comida. "Lá eu vendia (comida) brasileira. Até caipirinha", garante.
Ainda no País da América Central, Lucas teve contato com uma espécie de professora. "Depois de um tempo que já estava trabalhando, apareceu uma sócia. Aí ela trouxe uma cozinheira para trabalhar comigo. Ela me ensinou a usar alguns temperos, como coentro, que eu não suportava", conta, bem-humorado. Com seu visto quase vencendo e os lucros reduzidos por causa da sócia, resolveu voltar ao Brasil.
Em janeiro de 2015 ele começou a fazer sanduíches, em casa, para comercialização. Uma de suas grandes vendedoras foi a irmã, Mariana. Enquanto trabalhava numa imobiliária, como secretária executiva, ela levava entre 40 e 50 sanduíches para venda. A parceria se consolidou pouco tempo depois, quando Mariana saiu do trabalho e entrou de vez na empreitada com o irmão. "Quando é para ser é, né? Porque o Lucas sempre me dizia para largar o emprego e vir trabalhar com ele".
Começaram a participar de feiras e divulgar a marca. Depois de uma participação em um evento, aliás, tiveram a certeza de que estavam no caminho certo. "Fiz churros e mini burritos. No outro dia de manhã o pessoal estava pedindo. Só uma loja chegou a pedir 600 unidades", ressalta Lucas. Com pedidos como esse, a cozinha de casa ficou pequena para a demanda. Pensaram, primeiramente, em alugar apenas uma cozinha. "Viemos atrás de uma peça pequena. Mas quando nos deparamos com esse espaço, decidimos que era hora de pensar grande", aponta Mariana.
Para alugar, comprar equipamentos, móveis e insumos, contaram com a família. A mãe, Gloria Maria, o irmão mais velho, Diego e a própria Mariana investiram 2 mil reais cada. Sobrou ao cartão de crédito do pai, Marco Antônio, parcelar a cozinha e os móveis. "Tudo em 10 vezes", observa Lucas. "Mas nesse um ano que estamos aqui, já pagamos tudo", completa Mariana. O outro irmão, Rodrigo, que é fotógrafo, contribuiu para a composição do espaço e para o primeiro evento, o GonGon Culture. A ideia dos deles é atrair consumidores para os comércios ao redor com feiras e entretenimento.
O GonGon Premium fica no encontro entra a Rua Padre João Batista Réus e a Avenida Cavalhada, no Centro Comercial Itaimbé. Eles também atendem por tele entrega pelos telefones: (51) 3246-4924 e (51) 9959-2929.
Lucas e Mariana Gonzalez, empreendedores da Gongon, contam sua história empreendedora no ramo de comidas mexicanas
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( 1 )
  1. Paulo Olsen

    Sou testemunha do profissionalismo, empreendedorismo e garra desta dupla de irmãos. Tive contato com as delícias do Lucas Gonzales na festa de aniversário de um grande amigo. Mais tarde, quando soube que tinham inaugurado o GonGon Premium, comecei a frequentar e no parei mais. Em cada visita uma surpresa, o ambiente muito agradável e cada tem do cardápio mais delicioso que o outro. E para emoldurar tudo isso, o atendimento carinhoso de Mariana Gonzales. Super recomendo!

Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio