Edgard Vidal, Lucas Cordeiro, Gustavo Orsati, Julia Rebouças, Thómas Fernandes são os criadores do Projeto Olhe Edgard Vidal, Lucas Cordeiro, Gustavo Orsati, Julia Rebouças, Thómas Fernandes são os criadores do Projeto Olhe Foto: Coletivo Criativo F5/Divulgação/JC

Projeto cria banco de currículos de moradores de rua

Iniciativa busca candidatos em ONGs de reabilitação de moradores de rua e faz o intermédio até as empresas

Cerca de 1,8 milhão de pessoas estão em situação de rua no Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Projeto Olhe nasceu com o intuito de ajudar a melhorar este índice, reintegrando cidadãos ao mercado de trabalho, devolvendo-lhes dignidade.
A iniciativa, lançada em São Paulo em 2015, é do Coletivo Criativo F5, um grupo de publicitários. Edgard Vidal, 25 anos, Lucas Cordeiro, 31, Gustavo Orsati, 36, Júlia Rebouças, 25, e Thómas Fernandes, 32, desejam utilizar a propaganda para promover a cidadania.
Dessa forma, aproveitaram a expertise da profissão para valorizar as potencialidades dos candidatos através de vídeos e apresentá-los para possíveis contratantes. Em outras palavras, uma espécie de currículo. "Nos primeiros meses conseguimos alguns freelas. O seu José é poeta, conseguimos que ele desse uma palestra remunerada em uma faculdade", exemplifica, Edgard.
Uma das dificuldades da empreitada é em relação ao comportamento dos candidatos. "Oferecemos três oportunidades para um senhor, mas ele não compareceu. Ao longo desse processo, muitas pessoas disseram que a gente devia se preparar para as frustrações. E essa foi a primeira. Então, pisamos no freio", conta. Por isso, desde o começo do ano, o projeto está interrompido para reestruturação.
Os integrantes estão em busca de voluntários e parcerias que possam auxiliar a pensar no processo logístico, psicológico, social e comercial. Edgar admite que ainda há necessidade de longo estudo para reimplantá-lo. Para a segunda fase, o grupo pensa em estabelecer um relacionamento mais íntimo com o setor de recursos humanos das empresas.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio