Usina está com projeto de obras de revitalização em andamento, ainda sem previsão para fechamento Usina está com projeto de obras de revitalização em andamento, ainda sem previsão para fechamento Foto: ARQUIVO/JC

Me aventurei num projeto de financiamento coletivo

A ideia era simples, mas ousada: queríamos fazer um dossiê jornalístico sobre todos os teatros e salas de ensaio públicos de Porto Alegre. Com o esforço de quatro jornalistas - eu, a Adriana Lampert, a Naira Hofmeister e a Michele Rolim - criamos o Dossiê Palcos Públicos de Porto Alegre no Catarse, e acreditávamos que era impossível não sair do papel com o engajamento das pessoas. Mas aí é que está: é preciso engajar. E isso exige trabalho e esforço para passar a sua mensagem a ponto de alguém querer doar seu dinheiro para viabilizá-la. Ainda que, no nosso caso, seja um produto voltado para o interesse das pessoas e da comunidade.
A primeira tentativa, feita em agosto, era cara e não deu certo. Partimos para uma nova estratégia, mais simples e enxuta, que é uma investigação especialmente voltada para a Usina do Gasômetro, órgão público que está em vias de fechar para obras, que tem projetos não concluídos e que atualmente garante a sobrevivência de muitos grupos de dança, teatro, música e a circulação de trabalhos de artes visuais e cinema da Capital.
No nosso caso, a jornada do financiamento coletivo foi uma opção para conseguirmos fazer um jornalismo independente e sem limites editoriais para seguir com a apuração. Uma reportagem que possa ser extensa, com resgate histórico, contexto, pente-fino nas contas públicas, vídeos, áudios, depoimentos e comprovação dos fatos. Entregar à sociedade aquilo que os suplementos de cultura do Estado não têm espaço, colocar o assunto em pauta.
Se você quiser financiar um projeto via crowdfunding, precisa saber que o trabalho começa muito antes. Na divulgação nas redes sociais, estando presente em eventos que tenham a ver com o seu projeto, falando com todas as pessoas que puder e se sentir a pessoa chata que fica pedindo contribuição em dinheiro aos outros. Mas você sabe que o seu projeto é bom e que vai ter um impacto positivo na realidade das pessoas, então é preciso encarar tudo isso. No nosso caso, impacta na realidade de uma cidade inteira.
Então, já vou aproveitar para divulgar: a campanha Dossiê Palcos Públicos de Porto Alegre - Etapa Usina do Gasômetro encerra no dia 1º de dezembro, à meia-noite. Ainda dá tempo de contribuir, com valores a partir de R$10,00! Falta muito pouco para atingirmos a meta. Agora é cruzar os dedos e seguir na luta. 
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio