Fernanda Wainer é proprietária da marca e cria novas receitas Fernanda Wainer é proprietária da marca e cria novas receitas Foto: fotos NIágara braga/Especial/JC

Fábrica de doces alemães aposta no natal e dobra produção

Em época de natal são produzidos mais de 80 quilos de biscoitos por dia decorados à mão

A produção da Leckerhaus, de Porto Alegre, normalmente chega a 100 tortas e 30 quilos de biscoito por dia. Tudo decorado artesanalmente, unidade por unidade. Na época de Natal, no entanto, esse número salta para 80 quilos.
Os quitutes alemães são criados e ganham delicadeza artística nas mãos de 11 funcionários, que trabalham na fábrica instalada no bairro Jardim Itu Sabará. Dali, seguem para a loja da Nilo Peçanha, nº 2.294, no bairro Boa Vista; e para a filial de São Paulo, que fica nos Jardins.
A história da empresa começou em 1991, com Christina Sudbrack, atualmente com 80 anos. Filha de pais alemães, ela decidiu parar de trabalhar em 2013 e ofereceu a operação a Fernanda Wainer, 48, que já era franqueada da marca em São Paulo.
Formada em Jornalismo, Fernanda havia se aventurado no ramo da gastronomia anteriormente com uma pizzaria e uma empresa de congelados. Ambos negócios foram fechados, não deram certo.
Hoje, a empreendedora é responsável pela idealização das decorações e da criação de novos sabores de tortas. A gaúcha, que continua morando na capital paulista, visita mensalmente o Rio Grande do Sul para acompanhar os trabalhos de sua equipe. Apesar da rotina intensa, diz que valem a pena o esforço e as viagens. "Quando se gosta, se dá um jeito", garante.
O cardápio da Leckerhaus não se restringe aos doces, há também opções de salgados. O queridinho entre os clientes, no entanto, é o marzipan - pasta à base de amêndoas, açúcar e ovos.
O item, inclusive, é incorporado em muitas das receitas, imprimindo um toque característico à confeitaria. "É um doce muito difícil de fazer, pois é preciso chegar no ponto certo, e isso exige experiência. Aqui, temos uma funcionária muito antiga, que sabe se está pronto só pelo som que a máquina emite", exalta Fernanda.
A empresária trabalhou pouco tempo no mercado de Comunicação Social, pois diz ter percebido cedo que deveria seguir sua paixão pela culinária. "Eu sempre gostei de gastronomia. Todos os livros que eu comprava eram sobre isso", conta. Com o peso dos 25 anos de tradição da marca, Fernanda acredita que o grande diferencial está justamente nisso, mas sem esquecer da necessidade de modernização constante. Por esse motivo, há pouco tempo, a Leckerhaus lançou seu e-commerce em Porto Alegre e agora está na fase final de testes para a implantação da tele-entrega também em São Paulo.
>> A Leckerhous participou do #GeraçãoEnsina  e nos ensinou a fazer esses deliciosos e delicados biscoitos decorados com a temática natalina. Confira em geraçãoe.com #DIY #rendaextra #mãonamassa
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio