Vitor é livreiro e vice-presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro Vitor é livreiro e vice-presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro Foto: PAULA FERNANDES/Especial/JC

O que você precisa saber para expor na Feira do Livro

A possibilidade de vender leitura e cultura e ainda lucrar com isso

A Feira do Livro de Porto Alegre é um evento típico da Capital há 62 anos. O espaço ocupa uma área total de 10 mil m². Destes, 6 mil m² são de área coberta. Ao todo, somam-se 93 bancas de venda de livros na Área Geral, 12 na Área Infantil e seis na Área Internacional. E o melhor: recebe milhares de pessoas dispostas a consumir cultura. A pergunta que fica é como fazer parte disso?
O vice-presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Vitor Zandomeneghi, que também é proprietário da Banca do Livro, comenta o processo. "A Feira é o maior evento a céu aberto das Américas, acho um excelente negócio, nem que não tenha um retorno financeiro imediato. É uma vitrine ímpar para uma empresa", opina o livreiro.
Trabalhando com livros há mais de 20 anos, Vitor foi professor de História. Decidiu mudar de rumo por acreditar ser mais vantajoso o comércio do que o magistério.
Então, para quem quer ter seu espaço na Praça da Alfândega no futuro, reunimos algumas informações que devem ser levadas em conta. Confira a seguir:
>> A Feira do Livro é organizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Qualquer pessoa pode se associar e isso dá direito a participar da seleção para se tornar expositor do evento.
>> Os associados têm um período hábil para se inscrever e efetuar o pagamento. Quanto maior a empresa, maior o valor.
>> Existem dois tamanhos de barracas: de 2,80m² e de 4m². 
>> A forma de trabalho varia, mas a mais comum é a empresa contratar pessoas temporariamente, apenas para o evento.
>> É obrigatório ter, no mínimo, alguém que seja responsável pela barraca. Essa pessoa tem de trabalhar regularmente na empresa ou ser proprietária. É exigido extintor de incêndio.
Compartilhe
Comentários ( 3 )
  1. celson weirich

    Fernanda, para vc saber as datas de feiras, sugiro que faça uma busca por cidade pelo período do ano anterior. Normalmente acontecem nos mesmos meses, ai fica fácil concorda??

  2. Marcelino silva

    Tenho inúmeros livros de medicina.biologia.literaturas de Sidney seldon e muitos mais como faco p expor

  3. Fernanda

    Boa tarde! Sou escritora e gostaria de participar de feiras de exposio mas estou encontrando dificuldades em conseguir datas e endereis exatos. Poderia me ajudar? Obrigada Fernanda Ribeiro

Publicidade
Mostre seu Negócio