Mario Pereira da Costa Júnior é gerente comercial da marca Mario Pereira da Costa Júnior é gerente comercial da marca Foto: CASSIANA MARTINS/JC

Empresa quer tornar vinho mais acessível para as pessoas

Descomplicar conceitos é o desafio da Dunamis, com produção em Dom Pedrito e Cotiporã

A Dunamis, criada em 2010, tem o objetivo de "tornar o vinho um produto mais acessível e descomplicado". É o que afirma Mario Pereira da Costa Júnior, 44 anos, gerente comercial e um dos responsáveis pelas ações de marketing da marca no Estado. A proposta é descrita como "sofisticação sem chateação".
A história de empreendedorismo da empresa está diretamente ligada à de José Antônio Peterle, engenheiro agrônomo, 61 anos. Homem do agronegócio, da soja e do arroz, José Antônio investiu no plantio de vinhedos em 2002, nas cidades de Dom Pedrito e Cotiporã, fruto de sua paixão pela bebida. Assim que a empresa foi criada, dois primeiros rótulos de vinhos começaram a ser comercializados. Um ano depois, foram incorporados os espumantes à carta. Hoje, entre os nomes estão Ar Brut, Ar Moscatel, Brut, Ar Brut Rosé, Cabernet Franc, Dunamis Cor, Dunamis Ser, Extra Brut, Merlot Tinto, Merlot Branco, Pinot Grigio, Pinot Noir, Dunamis Tom, Sauvignon Blanc, Tannat e Chardonnay.
No mercado nacional, a empresa atende aos estados da região Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. A Dunamis também demarcou seu espaço nas cidades de Belo Horizonte, Cuiabá, Belém e Terezina. "Procuramos buscar os mercados onde a maioria das vinícolas não chega", explica Mario.
Os enólogos Thiago Peterle e Vinicius Cercato, junto do enólogo sênior Cesar Azevedo, são os responsáveis pela busca da qualidade e novos sabores. Além das já consagradas variedades, como Merlot, Cabernet Franc, Tannat, Sauvignon Blanc, mais 60 outras estão sendo testadas.
A produção anual é de aproximadamente 80 mil litros nos 25 hectares de cultivo. Quinze deles ficam em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, onde os vinhedos são direcionados para a produção de vinhos finos e os outros 10 na cidade serrana de Cotiporã, de onde saem as uvas para produção de espumantes.
Em maio deste ano, a Dunamis inaugurou uma loja própria, na RS-235, entre Gramado e Nova Petrópolis. No local, o cliente tem a oportunidade de experimentar o Dunamis Tannat, premiado como o melhor da variedade no Brasil, segundo a Avaliação Nacional de Vinhos 2015, realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Além de degustação, o espaço serve para realização de eventos e aposta numa proposta intimista.
Quem quiser adquirir os produtos - em qualquer região do País - pode acessar a loja virtual pelo site www.dunamisvinhos.com.br. O frete é grátis para compras acima de duas caixas. No e-commerce, a Dunamis aposta na estratégia de indicação de amigos para ampliar o leque de clientes. Quem sugere nomes ganha bônus para o seu próprio carrinho.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio