Nas duas pontas: convidada e anfitriã
Laura Bier Moreira, 27 anos, é dona da plataforma digital Roubadinhas. Com mais de 54 mil seguidores no Instagram e 60 mil likes no Facebook, está presente na maioria dos lançamentos promovidos no Estado. A novidade é que, agora, além de convidada, ela tem sido requisitada para organizar os mailings dos eventos.
O Roubadinhas é considerado um guia gastronômico e desenvolveu um aplicativo chamado Roubadinhas por Menos em sociedade com a empresária Maria Pia Albuquerque , que dá benefícios e descontos em restaurantes e pratos selecionados por Laura. Às empresas interessadas no braço de mailings, Laura envia um media kit para mostrar o poder do Roubadinhas com o público - destaque recente do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.
Depois disso, o diálogo pauta as estratégias. "Gosto de conversar, ver o que está faltando e dar ideias", diz ela, que é formada em Administração de Empresas com ênfase em Empreendedorismo e Sucessão pela Pucrs. A jovem conta que "sempre foi viciada em experiências".
Dependendo da verba que a empresa dispõe, Laura pensa no que a marca quer atingir. Em uma ação para um empreendimento no Litoral, por exemplo, ela tinha a missão de convocar jovens com alto poder aquisitivo. Como a sua presença já é um chamariz, seus convites são feitos de forma aberta (pelas redes sociais) ou personalizada. Um dos recursos é a lista de transmissão do WhatsApp, que envia a mesma mensagem para vários contatos de uma vez só.
O caso da influenciadora digital tem a peculiaridade de ela estar nas duas pontas: como convidada ou como anfitriã. Isso só torna sua relação com os compromissos mais profissional. "Apesar da minha agenda corrida, eu sempre tento prestigiar os eventos para os quais sou convidada. Não vejo como concorrência. Vejo como ganha-ganha. Um pode potencializar o trabalho do outro." O Roubadinhas tem assessoria jurídica, contábil e de comunicação - essa última através da empresa da irmã, Juliana, e da prima Renata, a More Comunicação.
Uma das questões emblemáticas no ramo de listas de presença é a cobrança dos serviços, por ser algo intangível até que o evento ocorra. "É um trabalho que as pessoas estão aprendendo o valor que tem", afirma a jovem, que recentemente saiu da casa dos pais para se sustentar através do negócio que começou com suas postagens de dar água na boca.
Compartilhe